edição 30 | janeiro 2021
Texto: Débora Ferneda
O planejamento, desenvolvido pelo técnico de segurança Evandro Chaddad e pela assistente de engenharia Carla Nogueira, englobou ações práticas que tinham como finalidade o cumprimento dos parâmetros: implantação dos planos de ação da auditoria do Interage base 2019; gestão de acidentes; inspeções em campo; viabilização de capacitações específicas da área de Segurança do Trabalho, exigidos pelas NRs; e, por fim, treinamento de direção defensiva para infratores de trânsito identificados pela equipe de Frota.
O principal desafio das ações foi garantir que os métodos e a cultura de prevenção estejam inseridos no dia a dia do colaborador. “Mesmo com o alcance de índices tão importantes, nossa prioridade é garantir a manutenção dos processos com eficiência igual ou superior. Para isso, estamos em busca contínua por capacitações e métodos para aprimorar os procedimentos”, explica Evandro Chaddad.
Além do esforço conjunto, os parâmetros conquistados dependem diretamente do trabalho de análise minuciosa que a área desempenha. “Nosso papel é fiscalizar se os procedimentos de fato estão em conformidade, e, dessa forma, identificar os riscos e traçar soluções, portanto, assim que tivemos acesso aos resultados finais, ficamos muito otimistas. Se considerarmos que estamos em uma pandemia, esses resultados se destacam ainda mais”, enfatiza a assistente Carla Nogueira.
Segundo o diretor-executivo, Ozanan Pessoa, os índices registrados demonstram todo um processo de construção de uma cultura de prevenção que se reestruturou e tem se fortalecido ao longo dos anos. “Os resultados obtidos demonstram que os procedimentos e a política do programa atingiram um nível de maturidade importante em toda a Regional SP. Para nós, é motivo de orgulho saber que o time está atento e comprometido a executar os métodos sob a ótica preventiva”, ressalta o diretor.