edição 40 | 2023 | novembro
Texto: Rosiney Bigattão
Foi mais um ano de superação de desafios para a equipe da Diretoria de Auditoria, Riscos e Controles Internos da Aegea, que se propôs a participar de mais uma edição do IIA May, do Instituto de Auditores do Brasil. A cada ano, novas estratégias fazem parte da campanha realizada a partir de maio, Mês Internacional da Conscientização da Auditoria Interna, e as empresas campeãs são reconhecidas no Conbrai, congresso que é o maior e mais tradicional evento de auditoria interna no país, geralmente realizado em novembro – em 2023, na data de 26 a 28.
Para o IIA Brasil, o objetivo é reconhecer empresas e organizações que espalham o valor que a auditoria interna traz. Ao valorizar a profissão do auditor, elas têm normas mais efetivas, garantem a utilização de controles e ganham em credibilidade. Para a Aegea, é um momento de celebração pelo engajamento da equipe com o propósito da empresa de movimentar vidas com ética, transparência e os mais elevados padrões de governança. E também pela metodologia exclusiva da Darc e por ações voltadas para o desenvolvimento dos colaboradores.
“A premiação aponta que estamos no caminho certo, desenvolvendo nossa equipe, plantando a sementinha da auditoria, engajados em promover o nosso conhecimento e motivando toda a companhia a buscar a premiação conosco”, diz Milena Martins Aguiar, analista de Auditoria Interna sênior. “O IIA May representa não só o momento de cultivarmos a importância da nossa área, mas também de incentivar o desenvolvimento dos colaboradores de toda a empresa. Muitas lições são aprendidas durante a campanha e muitas são ensinadas”, afirma Milena.
Em 2023, os desafios estavam voltados para o desenvolvimento dos colaboradores e a aplicação de conteúdo. A equipe participou de eventos de outras áreas da Aegea, realizou palestras com o IIA Brasil e debateu temas relevantes para o futuro do setor. “Conquistar o IIA May mais uma vez, após a certificação Quality Assessment, tem um sabor especial. Demonstra o comprometimento da Aegea em seguir os mais elevados padrões de governança corporativa”, afirma Percival Gratti Junior, diretor da Darc.
A certificação de qualidade que a Aegea recebeu também é do IIA Brasil e atesta que a companhia segue os mais elevados padrões em auditoria interna. No processo, são analisados aspectos como a conformidade dessa função na empresa às normas definidas na Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF, em inglês), e outras regulamentações da profissão. Apenas 30 empresas têm o selo QA no país.
A equipe da Darc já está preparada para 2024 e os novos desafios que vêm pela frente. “Estamos com uma responsabilidade ainda maior para o ano de 2024, para continuarmos nos desafiando a buscar melhorias, trazendo mais inovação e desenvolvendo para toda a Aegea a partir da Auditoria Interna”, finaliza a analista sênior da Darc.