edição 35 | abril 2022
Texto: Rosiney Bigattão
Com a New Audit-AE, começa uma nova fase na Auditoria Interna que vai trazer benefícios para toda a Aegea, pois o programa lança um olhar inovador para o cliente interno. Com a nova metodologia, ela passa a trabalhar com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais, a International Professional Practices Framework (IPPF).
Essa base conceitual organiza as informações oficiais promulgadas pelo The Institute of Internal Auditors, consolidando os princípios fundamentais e as normas de auditoria interna. Ao aderir às normas da IPPF, a área de auditoria da Darc criou diversos processos e alguns dos existentes foram aprimorados.
“Com o projeto New Audit-AE todos os trabalhos da Auditoria Interna da Aegea irão se adequar aos padrões adotados pelas normas da IPPF, promovendo melhorias em processos e operações organizacionais da Aegea como um todo, aumentando o relacionamento de confiança e troca mútua com os clientes auditados”, diz Géssica Lopes de Paulo, analista da Auditoria Interna da Aegea.
As mudanças começam em 2022. Alguns exemplos: carta de abertura – um comunicado que será enviado à área auditada antes do início dos trabalhos. O diretor ou gerente recebe também o questionário de governança, riscos e controles (GRC), para identificar pontos de melhorias.
Ao fim do trabalho será enviado um segundo questionário para a área auditada avaliar a auditoria interna. Ele também vai servir como um retorno para que sejam promovidas melhorias no processo. Outra mudança neste sentido é o PGQM, o Programa de Garantia de Qualidade e Melhoria.
Será feita ainda uma avaliação externa independente para verificar se a auditoria interna está cumprindo as normas. “Com este projeto iremos promover os mais altos padrões de qualidade orientados pelas normas internacionais, contribuindo com a melhoria da governança e com a eficácia dos processos da empresa”, afirma o analista da Auditoria Interna Leandro Nascimento.
“A adesão às normas internacionais de auditoria interna contribui com o fortalecimento da governança corporativa, com a transparência e a independência da nossa área. Além disso, ela alinha cada vez mais nossas entregas aos objetivos estratégicos da Aegea”, explica Percival Gratti Junior, gerente de Auditoria Interna da Aegea.
Carta de abertura: a área auditada deverá receber um comunicado em formato de carta ou por e-mail, com 15 dias de antecedência, informando o início dos trabalhos.
Questionário GRC: o documento de governança, riscos e controles será enviado ao diretor ou gerente para que possam ser identificadas eventuais oportunidades de melhorias significativas nos processos.
Avaliação do trabalho pelo auditado: ao fim do trabalho será encaminhado um questionário composto por 12 questões para a área auditada. A avaliação será um feedback importante para a melhoria dos futuros trabalhos da Auditoria Interna.
PGQM: o Programa de Garantia de Qualidade e Melhoria é uma avaliação feita pelo gerente da área de Auditoria Interna na fase final, verificando a conformidade do trabalho realizado.