edição 37 | 2022 outubro a dezembro
Texto: Rosiney Bigattão
A Aegea deu um passo importante em 2018, quando se tornou a primeira empresa de saneamento privado a receber a certificação NBR ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno. Depois, em 2019 e 2020, passou pelas auditorias de manutenção da norma implementada. Em 2021, renovou a certificação pela segunda vez consecutiva com validade até dezembro de 2024 e, até lá, serão realizados outros processos de auditoria para a manutenção desta certificação. A auditoria de manutenção foi realizada em 2022 nos dias 10, 11 e 13 de outubro. O resultado, emitido pelo organismo certificador, foi que o Sistema de Gestão Antissuborno da Aegea está devidamente implementado.
Para manter a certificação foi feito um amplo trabalho coordenado pela Diretoria de Integridade junto às diversas áreas da empresa responsáveis pela implementação das medidas para atender à norma. As ferramentas utilizadas foram principalmente palestras, treinamentos presenciais e online, revisão de políticas, além de metas arrojadas para mensurar os avanços. O compromisso com a ética e com a integridade por parte dos colaboradores foi um ponto importante da conquista. Outro foi o endosso da alta liderança da Aegea na execução do programa. Os dois pontos foram fundamentais para o sucesso na manutenção da certificação.
A ISO 37001 utiliza como base aspectos abordados na legislação de combate à corrupção do mundo inteiro. As empresas certificadas mantêm um sistema de gestão comprovadamente capaz de enfrentar os riscos relacionados às práticas de suborno, com padrão reconhecido internacionalmente (leia abaixo a definição para suborno).
A manutenção requer investimentos que se revertem em benefícios para todos. Ao proporcionar o tratamento adequado aos riscos de integridade, os colaboradores têm a certeza de trabalhar em uma empresa que valoriza a integridade, que tem valor de mercado e perspectiva de futuro. Por sua vez, a empresa ganha maior transparência, credibilidade e reputação no mercado. Uma demonstração são os prêmios recentes da empresa, como o 1º lugar global no Rating ESG da Sustainalytics, e primeiro também em Governança Corporativa, Ética nos Negócios e Relacionamento com a Comunidade. Veja mais sobre as premiações na Matéria de Capa.
ISO é a sigla em inglês para International Organization for Standardization. A norma foi criada em 2016 e um ano depois chegou ao Brasil, traduzida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. O nome completo para a certificação é ABNT NBR ISO 37001:2017. A norma define suborno como “oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de uma vantagem indevida de qualquer valor (que pode ser financeiro ou não financeiro), direta ou indiretamente, e independente de localização ou localizações, em violação às leis aplicáveis, como um incentivo ou recompensa para uma pessoa que está agindo ou deixando de agir em relação ao desempenho das suas obrigações”.