edição 34 | janeiro 2022
Texto: Rosiney Bigattão
A Aegea renovou o selo da ISO 37001, a certificação internacional do Sistema de Gestão Antissuborno. A conquista reforça, mais uma vez, o compromisso da empresa com a ética e a integridade.
Representa ainda a busca de melhoria contínua do Sistema de Gestão Antissuborno da Aegea. A primeira certificação aconteceu em 5 de dezembro de 2018. Ela atesta que a gestão antissuborno da Aegea é um processo efetivo e eficaz.
A certificação é resultado de um Programa de Compliance bem estruturado, que envolve os colaboradores e todos os níveis hierárquicos. O Programa de Compliance da Aegea tem como objetivo promover uma cultura de integridade com base nas leis vigentes, nos valores da empresa, no Código de Conduta, na ética e na verdade. O selo da ISO 37001 é a chancela oficial deste compromisso.
“Acreditamos que um programa sólido como o nosso fortalece a imagem da companhia em relação à sua seriedade e transparência, notadamente no que diz respeito ao nosso comprometimento com a sociedade, nossos stakeholders e com as comunidades onde operamos”, afirma Janaína de Queiroz Moraes, gerente de Integridade da Aegea.
O selo ISO 37001 atesta o controle rigoroso que a empresa exerce no combate ao suborno em todas as suas formas. Deixa claro ainda o compromisso com a ética, a transparência e a legalidade das ações.
Com tudo isso, a certificação estabelece confiança junto ao mercado, melhorando ainda mais a reputação e a imagem da empresa. Conquistar e manter o selo é um caminho sem volta.
Ter a certificação abre oportunidades de novos negócios, pois atende a exigência de compliance de grandes empresas e de instituições financeiras. O mercado tem ficado cada vez mais exigente quanto a isso.
Além disso, a certificação também é importante elemento para a atração e retenção de talentos, uma vez que é um diferencial tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores, o que cria o orgulho de pertencer a uma empresa ética e íntegra, pois a certificação agrega valor ao demonstrar o comprometimento com a cultura de integridade.