edição 40 | 2023 | novembro
Equipe da Ambiental Serra participa de capacitação sobre a importância do saneamento.
Texto: Ana Paula Garcia
As obras de ampliação do sistema de esgoto seguem em um ritmo forte em Cariacica (ES). No primeiro semestre de 2023, foram entregues novas redes de esgoto em cinco bairros da cidade, em um investimento feito pela Ambiental Cariacica, de cerca de R$ 11 milhões. Ao todo, foram construídos cerca de 37 quilômetros de rede de esgoto, 1,2 quilômetro de linha de recalque, além de uma estação elevatória de bombeamento. Com a conclusão dos trabalhos, foram realizadas 2,9 mil ligações domiciliares, beneficiando aproximadamente 11,6 mil pessoas na região.
“Estamos aqui há pouco mais de dois anos e estamos conseguindo avançar bem com as obras, realizando intervenções em diversos bairros. Seguimos firmes com nosso cronograma, ampliando a cobertura, levando mais qualidade de vida para as pessoas e ajudando no desenvolvimento da cidade”, afirmou Julianderson Silva Santos, coordenador de Engenharia das unidades da Aegea no Espírito Santo.
Após a finalização das obras, entra em campo o time de Responsabilidade Social nas comunidades. Reuniões com lideranças e moradores são marcadas em cada bairro, no intuito de apresentar todo o ciclo de trabalho realizado, além de explicar sobre o uso correto das redes e a importância da adesão ao sistema. “São encontros muito importantes, porque temos o contato direto com as pessoas, podendo esclarecer todas as dúvidas dos participantes sobre o saneamento básico. Também conseguimos fazer os encaminhamentos necessários de demandas que eventualmente surgem”, explica Cassio dos Santos, integrante da equipe de Responsabilidade Social.
Além dos avanços em obras e melhorias, encontrar formas de espalhar o conhecimento para o maior número de pessoas é outro desafio do setor, pois saneamento acontece pelo envolvimento de todos os interessados. No intuito de conseguir formar pessoas com capacidade de intervir sobre a realidade e necessidades das comunidades, a Ambiental Serra, parceira privada da Cesan no esgotamento sanitário do município capixaba, em conjunto com o Instituto Ideias, começou a capacitar agentes multiplicadores.
O treinamento é realizado com diversos profissionais, como agentes de saúde, que trabalham em unidades básicas nos bairros, lideranças formais e informais das comunidades, com organizações não governamentais, entre outras. Por meio do Programa Portas Abertas, eles são levados até a ETE Manguinhos para conhecer de perto todo o processo de tratamento de esgoto e aprimorar seus conhecimentos sobre o tema.
“Estamos capacitando pessoas de 12 comunidades que identificamos serem as que mais precisam, por conta de índices de solicitações de serviços, por exemplo. Nossa meta é atingir 100 multiplicadores que possam estar sempre levando a mensagem correta sobre saneamento básico para outras pessoas dentro dessas comunidades”, explica Anna Júlia Carvalho, analista de Responsabilidade Social da empresa.
Outro pilar dessa disseminação de conhecimento são os eventos socioambientais, realizados em locais públicos, dentro das comunidades. “Há diversas formas interativas de levar conhecimento para as pessoas. Em uma ação em Taquara II, por exemplo, conseguimos passar a mensagem sobre o uso correto do sistema de esgotamento sanitário por meio de uma apresentação teatral da Companhia Passarim Produz, que cativou todos os presentes. Aproximadamente 200 pessoas, entre estudantes, agentes de saúde, lideranças comunitárias, feirantes e empreendedores, prestigiaram o momento lúdico de educação ambiental em saneamento, na praça central do bairro”, finaliza Carvalho.
Para disseminar ainda mais conhecimento, outra parceria com o Instituto Ideias foi firmada. Dessa vez, para realizar ações da chamada Blitz do Saneamento. Um dos principais objetivos das ações socioambientais é dialogar diretamente com os moradores sobre como eles podem colaborar para que o sistema de esgotamento sanitário seja mais eficiente. Um dos principais pontos de conscientização é sobre o uso correto da rede de esgoto.
“Ao todo, serão realizadas 12 blitze em diferentes bairros que apresentam um índice elevado de uso incorreto das redes, sempre com abordagens informativas e educativas de boas práticas em educação ambiental”, explica Wanderson Gomes, analista de Responsabilidade Social da unidade.
A blitz também mostra para as comunidades como o acesso ao saneamento básico é fundamental em diversos aspectos da sociedade, ressaltando alguns benefícios que a população tem com o tratamento correto da sua rede esgoto, como a melhora da saúde pública e, consequentemente, mais qualidade de vida, desenvolvimento da cidade, aumento no potencial turístico e educacional, e preservação do meio ambiente.