edição 36 | julho 2022
Ampliação da rede de coleta de esgoto em Serra (ES).
Texto: Igor Alexandre
O ano de 2022 será mais um marco da evolução do sistema de esgotamento sanitário na Serra (ES). Em busca da universalização da cobertura de rede de esgoto até o fim de 2023, a Ambiental Serra vai executar obras de ampliação do sistema de esgoto em 16 bairros.
Serão investidos cerca de R$ 45 milhões no saneamento do município. Entre as obras estão cerca de 81 quilômetros de rede de esgoto, 16,5 quilômetros de linha de recalque e 26 estações elevatórias. Os investimentos vão possibilitar a ligação de aproximadamente 4,2 mil novos imóveis. Com isso, quase 16 mil pessoas serão beneficiadas na cidade.
“Este é mais um passo firme que damos rumo ao nosso objetivo, que é universalizar a cobertura. Temos trabalhado bastante com a certeza de que estamos no caminho certo para tornar a cidade cada vez mais saneada, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a saúde da população”, afirma Justino Brunelli, diretor-presidente da Ambiental Serra.
Desde o início da concessão, em 2015, a Parceria Público-Privada entre Ambiental Serra e Cesan trabalha intensamente para aumentar a disponibilidade de rede de esgoto para a população e atingir a meta de universalização (95%) até 2023.
Neste período, foram construídos mais de 400 quilômetros de rede, atingindo 1,1 mil no total, e cerca de 70 mil novos imóveis conectados, um aumento de 94% na adesão. Com isso, a cobertura saltou de 58% para 90%, colocando Serra entre as 60 cidades do país com esse índice ou mais.