EDIÇÃO 43 - 4º TRIMESTRE - 2024

Ciadade
MAIS AZUIS

Tarifa Social

Viabilizando vidas melhores mesmo em períodos de crise hídrica

COMPARTILHE

Texto: Isabel Monteiro

A Águas de Timon, no Maranhão, celebra em 2024 um importante marco: mais de 8.000 famílias timonenses já são beneficiadas pela Tarifa Social, programa que garante um desconto de 50% na conta de água e esgoto.

A iniciativa demonstra o compromisso das unidades da Aegea em promover a inclusão social e garantir o acesso à água tratada para todos.

Uma dessas timonenses é a dona Maria do Socorro, de 69 anos, moradora do Bairro Bela Vista. Ela fez o cadastro no benefício recentemente em um dos mutirões realizados pela concessionária.

“Olha, estou muito feliz pela oportunidade de me cadastrar. Valeu a pena, é rápido, fácil e estou animada com o desconto que vai chegar lá em casa. Vou falar para mais pessoas virem se cadastrar.”

Benefício avança por meio de mutirões

Neste ano, a Águas de Timon avançou no cadastro de novas famílias com a realização de mutirões e parcerias com órgãos públicos municipais.

 

Conhecida por conceder desconto de 50% no pagamento das faturas de água e esgoto, o programa tem como objetivo a inclusão social, favorecendo famílias em situação de vulnerabilidade social com a aplicação de uma tarifa diferenciada.

“A Tarifa Social é um benefício para as famílias vulneráveis, garantindo que todos tenham acesso ao saneamento, que é dignidade, saúde e qualidade de vida”, destaca Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Timon e da Águas de Teresina.

Como se cadastrar?

Para solicitar o benefício, o interessado deve atender aos seguintes requisitos:

 

  • Ter economia obrigatoriamente classificada como residencial;
  • Consumir no máximo 20 m³ de água (20 mil litros) por mês;
  • Não ultrapassar em 200 Kwh/ mês o consumo de energia elétrica;
  • Possuir renda familiar per capita não superior a um salário-mínimo;
  • Ser inscrito no Cadastro Único para programas sociais (Cadúnico);
  • Não possuir fonte alternativa de água;
  • Ser proprietário de um único imóvel;
  • Não possuir débitos com a concessionária de sua cidade.

 

Além da Tarifa Social, e indo além das obrigações contratuais, a Aegea inovou com a implementação da Tarifa 10, na capital do Amazonas. A Águas de Manaus leva  água e esgoto tratados para a população manauara que comprova a situação de vulnerabilidade em uma cobrança unificada de R$10,00 ao mês.