Herildo Nepomoceno Pina, operador de Esgotamento Sanitário da Parceria Público-Privada Ambiental Serra, da Regional 2 da Aegea, foi escolhido como representante dos embaixadores da saúde e foi homenageado no Encontro de Líderes realizado no primeiro semestre de 2024. Emocionado por conhecer pessoalmente o CEO Radamés Casseb, diz que ele é “gente como a gente”.
“O que me impactou foi a simplicidade da alta liderança da Aegea, o CEO chegar para mim e dizer: ‘sua história é muito bonita’; foi muito emocionante, eu venho da roça, primeira vez que saio do meu estado para receber esta homenagem, me fortalece para continuar transformando vidas por meio do meu trabalho.”
Responsável pelo serviço realizado nas estações de tratamento de esgoto da Ambiental Serra (ES), é com comprometimento, com foco na solução e motivado pelo que faz que Herildo lidera um time que diariamente leva mais dignidade e qualidade de vida para milhares de capixabas.
Os colegas de trabalho dizem que ele é muito comprometido também com as questões ambientais e sociais. Segundo Natália Rodrigues Araújo, analista de Recursos Humanos da Ambiental Vila Velha:
“É um colaborador que, em tudo o que se propõe a fazer, deixa a sua marca, sempre com muita vontade, com muito apreço e zelo pelo que ele coloca em suas mãos”.
Herildo conta que o saneamento foi paixão à primeira vista. “Antes de trabalhar na área, não tinha dimensão de que saneamento é toda essa grandiosidade”, conta.
O embaixador da saúde gosta de estar próximo das pessoas e, principalmente, de levar uma perspectiva diferente para elas.
“Há cinco anos, quando eu comecei a trabalhar na Aegea e dizia aos meus amigos o que iria fazer, de coletar e tratar o esgoto, eles não acreditavam que seria possível a cidade ter esse tipo de serviço. Agora, as mudanças estão por todo canto.”
“Você chega a um bairro, faz a primeira ligação, pronto, mudou a vida daquela família e, depois disso, só vai avançando, cada vez mais”, afirma. “A Aegea mudou a minha vida e agora o meu orgulho é contribuir para mudar a de outras pessoas”, conta.
Aos 32 anos, sonha em cursar Engenharia e ampliar ainda mais o alcance do seu trabalho.
“Fui criado na roça, terminei o Ensino Médio e estou cursando Gestão Ambiental, mas a grande escola da minha vida foi e é a Aegea, estou me desenvolvendo porque encontrei o meu propósito de vida, me chamam de embaixador da saúde por causa dos valores em que eu acredito, que são os mesmos da empresa, por isso dá tão certo, com resultados que impactam a vida de milhares de pessoas.”