Além de lideranças e ex-trainees, colaboradores também contribuem para colocar a Cultura Aegea na prática do dia a dia das unidades. Foram escolhidos cinco representantes, um de cada regional, para representar os mais de 20 mil que movimentam vidas nos mais de 500 municípios onde a empresa atua para serem homenageados durante o Encontro de Líderes que aconteceu no primeiro semestre de 2024.
O primeiro a ser reconhecido foi seu Helio Alves da Silva, como representante do talento agentes da dignidade. Na Cultura Aegea, é o profissional que visa à equidade e ao desenvolvimento social, proporcionando acesso sanitário, inclusão e prosperidade compartilhada nos locais onde a empresa atua.
Coloca em prática os valores da Responsabilidade Social Corporativa e comportamentos desejados como o compromisso social e ambiental e o respeito à diversidade. O analista de Responsabilidade Social da Águas de Barra do Garças (MT), que faz parte da Regional 1, é também poeta. Ao lado do CEO Radamés Casseb, agradeceu.
“Aprendi a deixar a Aegea correr em meu sangue e, a partir da hora que a gente tem uma homenagem, aumenta a responsabilidade para que faça melhor e não estacione”, disse.
Depois que as redes de água e esgoto chegam a uma das ruas de Barra do Garças, seu Helio passa, levando atenção e cuidado aos moradores. Conversa, explica a importância de se conectarem para terem o que ele considera o bem mais precioso que se pode ter: o acesso à água e ao esgoto tratados.
“Água é vida, vida é água, não sei o que vem primeiro, pois sem água não há vida e todos precisamos cuidar bem dela, então vou ensinando isso para as pessoas, o bem que a água e o esgoto tratados fazem na nossa vida, pois levar saneamento básico é dar dignidade para as pessoas”, ensina.
Ao falar do trabalho, que é uma missão para ele, o sorriso acompanha as palavras. Deve ser o mesmo sorriso com que ele faz os atendimentos, pois é sempre bem-vindo pelos moradores.
“Recebo muitos agradecimentos pois trabalho para melhorar a vida das pessoas. E, naquele momento em que estou conversando com o morador, sei que represento muita gente que se dedicou para que aquela água tratada chegasse à torneira dele”, conta.
A maior parte do tempo, o trabalho de Helio é dedicado aos programas Afluentes e Tarifa Social. O primeiro, voltado aos líderes comunitários, busca estreitar o relacionamento entre os moradores e a empresa. No segundo, o da Tarifa Social, o papel do analista de Responsabilidade Social é fazer o cadastro para que mais famílias possam se conectar à rede.
Em tudo o que faz, coloca em prática os comportamentos desejados. “Sempre faz o possível para que tudo aconteça da melhor forma, trazendo os melhores resultados. Se preocupa com o meio ambiente, com a questão social e a diversidade, tem empatia e ajuda as pessoas a se conectarem à nossa cultura”, afirma Fabianna Strozzi, diretora de Gestão de Pessoas da Aegea.
“Me aperfeiçoo a cada dia; quando a gente vivencia o que a gente fala, fica mais fácil aprender e ensinar”, diz ele, com simplicidade. O que mais gostou da homenagem foi ter sido chamado pelo nome e reconhecido pelo seu trabalho. Foi a primeira vez que Helio saiu de Barra do Garças (MT).
“Já fiz um pouco de tudo, mas na Aegea eu trabalho para melhorar a vida das pessoas e estar aqui, diante das pessoas que acreditam nos mesmos valores; é muito emocionante”, afirma. Aos 59 anos, Helio está cursando pós-graduação na área de RH.
“Agora, me sinto mais encorajado para continuar me aperfeiçoando para levar dignidade às pessoas.”