As unidades da Aegea contam com alta tecnologia na gestão e inteligência dos dados. Na Mirante não é diferente: o moderno Centro de Operações Integradas (COI) reúne a gestão das áreas estratégicas para a gestão de coleta e tratamento de esgoto das três cidades atendidas pela Aegea no interior de São Paulo. Faz a integração também dos sistemas de abastecimento de água em Matão e Holambra, onde a empresa tem concessões plenas. Estão congregados no COI o Centro de Controle de Operações, Programação, Operação, Engenharia, Eficiência Energética, Qualidade, entre outros.
Com a implantação do COI, é possível acionar remotamente bombas, válvulas, comportas e outros equipamentos, e dependendo da demanda não será necessário o envio dos agentes de campo ao local, nas três cidades. “O objetivo é otimizar o atendimento de serviços, padronizar as operações, centralizar os projetos técnicos, sempre levando em conta toda a Regional São Paulo, porque não somos unidades isoladas, somos todos do mesmo time”, afirma o diretor-executivo da Regional SP, Rodrigo Leitão.
Para a coordenadora de Operações da Mirante e responsável pelo COI, Flavia Miranda Ribeiro, ele é fundamental por se tratar de um facilitador para todos os setores operacionais. “É muito gratificante ver que um projeto tão importante para a Regional SP tenha sido colocado em prática com o esforço de um time inteiro. Por meio do COI, teremos uma operação mais eficiente e, consequentemente, um atendimento ainda melhor”, observa Flavia.
“O COI conta com uma equipe dedicada, 24h por dia, para acompanhamento e tomada rápida de decisões. A tecnologia empregada possibilita que os profissionais identifiquem qualquer alteração nos sistemas de água e esgoto e imediatamente acionem a equipe de operação para ação preventiva e/ou reparo ágil. Ou seja, vamos saber do problema antes de o cliente reclamar”, completa Flavia.
Nas ruas, a PPP conquistou um importante apoio para monitorar o que acontece com as redes de serviços de saneamento. São os moradores, engajados por meio dos líderes comunitários que participam ativamente do Plano Águas de Verão. Um encontro com cerca de 20 lideranças de Piracicaba (SP) marcou o início da primeira etapa do plano.
Idealizada pela Mirante, a campanha tem o objetivo de conscientizar e educar a população para reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente. A ideia é evitar problemas que historicamente se agravam durante as estações mais quentes e chuvosas do ano, como obstruções e extravasamento.
Os problemas relacionados ao descarte incorreto de óleo e lixo representam mais de 80% das chamadas de emergência registradas pela Mirante nas comunidades.
Entre 2021 e 2022, a Mirante retirou, em um dos processos em suas estações de tratamento de esgoto (ETE), cerca de 200 toneladas de resíduos sólidos indevidamente lançados na rede. Esse número de Ordens de Serviço para manutenção, em razão de entupimento e extravasamento da rede de esgoto, sempre aumenta no período de chuvas. Pequenas atitudes ajudam a conter danos ao meio ambiente (rios, riachos, lagos), prejuízos à saúde da população, entupimento da rede coletora de esgoto e extravasamento dos pontos de visita, por isso a importância do Plano Águas de Verão.
O lançamento da campanha reuniu também veículos de imprensa da região, que puderam conhecer detalhes sobre o projeto e conversar com os porta-vozes da empresa. Em sua apresentação, a coordenadora de Comunicação da Mirante, Andréia Ferreira, ressaltou a importância de engajar a comunidade em um esforço coletivo que começa dentro de cada lar.
“Falar deste assunto é muito importante porque vai impactar diretamente a comunidade onde vocês estão. Nós temos uma imensa responsabilidade e, também, uma oportunidade de educação ambiental.”
“Foi um encontro maravilhoso. Todos nós vamos participar”, disse, ao fim da reunião, a líder comunitária Aglaé Consuelo, do Condomínio Vida Nova II. “Encontros assim são muito importantes para que a gente possa melhorar nosso bairro, melhorar o fluxo das águas e o meio ambiente”, disse a moradora. Ela contou ter ficado impressionada com a imagem dos “blocos de gordura”, resultado do descarte irregular de óleo na rede, mostrados no evento. “A forma como a gordura fica nas tubulações impressiona. A gente sabe que o óleo entra na rede, mas como fica o processo lá dentro a gente não tinha ideia”, disse.
Para Josiane Araújo, liderança da Vila Sônia, o encontro foi uma excelente oportunidade de aprendizado. “Devemos conscientizar nossa população sobre a questão do lixo, do óleo. É de suma importância levar para nossa comunidade essas informações. Muita gente vive em áreas carentes de informação, e agora queremos passar para a linha de frente o que aprendemos e fazer com a Mirante esse trabalho de conscientização”, afirmou.
Segundo Rodrigo Leitão, diretor-executivo da Mirante, esse tipo de encontro é importante para que a empresa possa ouvir as demandas das comunidades e atuar de maneira estratégica.
“É sempre positivo quando trazemos a comunidade para trabalhar com a gente. A longo prazo, essa aproximação e o processo de educação sobre o que é o sistema de coleta de esgoto ajudam a minimizar impactos negativos ocasionados pela conexão incorreta e pelo lançamento indevido de lixo nas redes. Muitas vezes as pessoas se esquecem do coletivo e pensam que não tem problema jogar só um fio dental na rede. Mas em uma cidade com quase 200 mil conexões, o problema aumenta de forma exponencial”, analisa.
Além das campanhas de conscientização, o Plano Águas de Verão inclui atividades, projetos e oficinas que ensinam a transformar o material em sabão, gerando uma possibilidade de geração de renda para a população.