Para garantir o acesso aos serviços de distribuição de água tratada, coleta e tratamento de esgoto, é necessário não só ampliar a infraestrutura, mas sobretudo criar mecanismos que tornem viável a inclusão sanitária, principalmente para famílias vulneráveis.
Nos territórios em que atua, a Aegea trabalha com o foco na inclusão da população de baixa renda. Entre os mecanismos está o Vem Com a Gente (VCG), um programa com viés comercial e, ao mesmo tempo, social, que se tornou uma importante ferramenta de aproximação com a população, segundo o diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.
“Comercial porque regulariza os sistemas de água e esgoto existentes nas localidades de atuação da companhia, reduz a inadimplência, bem como amplia e atualiza os cadastros dos clientes. E social porque as pessoas passam a ter mais dignidade, seja pela melhora nas condições sanitárias onde vivem ou pelo simples fato de passar a ter um comprovante de residência.”
Somente no Rio de Janeiro, em torno de 1.500 colaboradores atuam no Programa Vem Com a Gente, que vão de casa em casa mapeando e realizando diversos serviços, como a regularização de cadastro e a inclusão de moradores na Tarifa Social, quando aplicável. Hoje, na Águas do Rio, mais de 470 mil famílias possuem esse benefício.
“Minha avó carregou água, minha mãe carregou água, eu também carreguei água. Agora é diferente, é tudo novo”, comemora Pâmela Arantes Nery, agente do Vem Com a Gente.
“Hoje entendo a importância da água, o valor que ela traz. A sensação de voltar aqui é de dever cumprido, de poder trazer a água pra cá, trazer dignidade pra minha família.”
Pâmela é mais um exemplo do compromisso social da Águas do Rio, que se amplia com a geração de oportunidades e renda para os moradores que vivem em áreas mais carentes. Dos 14,5 mil empregos gerados pela concessionária, 50% são destinados aos moradores dessas localidades. Para muitos deles, é a primeira oportunidade de emprego formal. Para Pâmela, é mais um sonho que irá se concretizar.
“Pro futuro, espero alcançar muitas famílias. Quero que as pessoas possam ter este prazer, viver isso, poder abrir a torneira, abrir o chuveiro e tomar banho, é orgulho mesmo de pertencer.”
Além das equipes operacionais, a companhia conta com 2.600 colaboradores que atuam no Vem Com a Gente. Desde o início da sua operação, mais de 1,5 milhão de imóveis foram visitados e cerca de 145 mil novas ligações de água foram executadas, proporcionando o acesso à água tratada para milhares de pessoas. Mais de 270 mil pessoas receberam água encanada pela primeira vez em suas casas, o que significa mais saúde e dignidade.
Ao se conectarem, passam a fazer parte de uma rede que leva uma corrente do bem, gerando outros benefícios: onde os serviços de água e esgoto chegam, se tem mais produtividade, maior rendimento escolar e valorização imobiliária, por exemplo.
Esse desenvolvimento gerado é chamado pela Aegea de prosperidade compartilhada. O conceito diferenciado reúne a cultura da empresa, seus valores, seu modo de agir e a forma como se relaciona com as pessoas por meio dos serviços prestados, sejam eles básicos, como os de água e esgoto, ou os que vão além do contrato, como os de educação e igualdade racial, por exemplo.