EDIÇÃO 41 - 1º TRIMESTRE - 2024

Cidades
MAIS AZUIS

Trata Bem Manaus

Universalização mais rápida com um olhar inovador para o sistema de esgoto

Colaboradora da Água de Manaus em obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da capital amazonense.
Colaboradora da Água de Manaus em obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da capital amazonense.

COMPARTILHE

Texto: Camila Henriques

A expansão do saneamento básico na capital amazonense, com o programa Trata Bem Manaus, representa uma transformação na cidade, com melhoria nos índices de saúde, maior valorização imobiliária, fomento ao turismo e mais oportunidades de empregos diretos e indiretos nos segmentos do saneamento básico e da construção civil. Um dos maiores ganhos será visto na preservação do meio ambiente: com a universalização do serviço, a concessionária quer colaborar com a recuperação dos igarapés de Manaus (leia mais sobre o assunto na seção Meio Ambiente).

“Este é o momento em que reforçamos nosso compromisso com o futuro da cidade, que afirmamos nosso objetivo de seguir conectando as pessoas ao saneamento e garantindo saúde, dignidade e qualidade de vida para a população, além de respeitar o meio ambiente e contribuir para a recuperação dos nossos meios hídricos” – Diego Dal Magro, diretor-presidente da Águas de Manaus.

Trata Bem Manaus traz solução inovadora e eficaz para expansão do saneamento mais rapidamente.
Trata Bem Manaus traz solução inovadora e eficaz para expansão do saneamento mais rapidamente.

Implementação de microbacias

O Trata Bem Manaus é resultado de uma série de estudos realizados nos últimos anos, que consideraram as particularidades geográficas e dos corpos hídricos de Manaus. Essas análises apontaram a implementação de microbacias como a solução mais eficaz para que o acesso ao serviço de esgoto seja expandido de maneira mais rápida na cidade. O programa contempla investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões até 2033.

As microbacias possibilitam a divisão da cidade em diversas áreas onde funcionarão as estações de tratamento de esgoto (ETEs) de todos os portes. Essas estações serão responsáveis pelo tratamento do esgoto bruto coletado nas residências de cada região, devolvendo a água limpa para os igarapés.

O método das microbacias considera a mudança de níveis topográficos em vários pontos da capital amazonense, com ações que foram modeladas de forma específica, conforme a capacidade de cada igarapé. Ao longo da execução do plano de expansão, serão implementadas 166 microbacias em todas as zonas de Manaus.

Lançamento do Trata Bem Manaus: programa será um marco para a cidade.
Lançamento do Trata Bem Manaus: programa será um marco para a cidade.

Avanços nos serviços de esgoto como foi feito com os da água

“Estamos vivendo um momento histórico, pois vamos dar um passo significativo no serviço de esgotamento sanitário, assim como aconteceu com a água. Melhoramos o atendimento com a Tarifa Manauara e a Tarifa 10. Quando assumimos a prefeitura tínhamos cerca de 19% de cobertura. Com os investimentos que a empresa vem fazendo e que irá fazer na cidade chegaremos a 2033 com 90%. Estes investimentos refletem diretamente na melhoria da qualidade de vida, dos índices de saúde e na dignidade das pessoas”, destacou o prefeito de Manaus, David Almeida.

Programa prevê três etapas para universalizar os serviços.
Programa prevê três etapas para universalizar os serviços.

As fases do Trata Bem Manaus

O trabalho será dividido em três etapas. Na primeira, que irá até 2027, a capital chegará ao dobro da atual cobertura de esgoto, com 60% de alcance. Neste período, serão instalados mais de 1 milhão de metros de rede coletora de esgoto. A estimativa é de que aproximadamente 940 mil pessoas sejam beneficiadas no período.

 

Na segunda etapa, de 2028 a 2033, serão implantados mais de 1,1 milhão de metros de rede, que irão beneficiar aproximadamente 504 mil pessoas. Ao fim do período, o serviço estará universalizado na cidade.

 

A terceira etapa será realizada entre 2033 e 2045, com a manutenção da universalização do serviço. Ou seja, as equipes da concessionária seguirão com o acompanhamento do crescimento da cidade e a implantação de redes e estruturas em novas comunidades que forem criadas.

Todas as obras são realizadas em alinhamento com a Prefeitura de Manaus. Além disso, os bairros que recebem essas obras são visitados por equipes de conscientização, que passam de porta em porta com informações e tirando dúvidas dos moradores sobre a implantação do serviço.