EDIÇÃO 41 - 1º TRIMESTRE - 2024

Cidades
MAIS AZUIS

Tarifa 10

Dignidade para a população vulnerável e as pontes para o futuro

Anita dos Santos, do bairro da Redenção, comemora o acesso à água tratada por meio da Tarifa 10.
Anita dos Santos, do bairro da Redenção, comemora o acesso à água tratada por meio da Tarifa 10.

COMPARTILHE

Texto: Camila Henriques

A dona de casa Anita dos Santos comemorou a chegada da Tarifa 10, que veio após a regularização do abastecimento de água na comunidade onde mora, dentro do bairro da Redenção, na zona centro-oeste da capital amazonense. “Antes, a gente não tinha água, e eu tinha que subir para pegar, era muito difícil. A chegada da água e a Tarifa 10 são muito gratificantes pra todo mundo aqui, porque nessas casas daqui de baixo não tinha o serviço. Agora não falta, e tá muito bom. É uma água limpa, e esse valor de 10 reais ajuda”, destaca.

Ronilde Soares mostra com orgulho o documento que é como um comprovante de dignidade.
Ronilde Soares mostra com orgulho o documento que é como um comprovante de dignidade.

Dois benefícios que melhoram a vida dos moradores

Mãe de três filhos, a dona de casa Ronilde Soares está cadastrada no benefício do Tarifa 10. “Poxa vida, é muito bom poder participar desse programa. Nem sempre a gente tem o valor para pagar as contas e este valor de R$ 10 ajuda muito. Desde o fim de 2022 começamos a receber água nas nossas torneiras todos os dias e nossa vida melhorou muito. Agora com esse valor fica melhor ainda porque eu economizo para comprar outras coisas para a casa”, sintetiza.

Tarifa 10 permite que muitos moradores tenham acesso à água tratada em casa pela primeira vez.
Tarifa 10 permite que muitos moradores tenham acesso à água tratada em casa pela primeira vez.

Dignidade e uso consciente da água

O benefício da Tarifa 10 é concedido mediante consumo de até 15 mil litros de água tratada por mês. Esta também é uma maneira de estimular o uso consciente da água. “Oferecemos dignidade e a população contribui com a preservação do líquido”, destaca o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.

“Muitas destas famílias tiveram acesso à água tratada pela primeira vez na gestão da Águas de Manaus. A Tarifa 10, além de proporcionar bem-estar e a proteção destas famílias, também contribui para a sustentabilidade.”

Ana Caroline dos Santos, da comunidade Coliseu 2, é cadastrada na Tarifa Manauara.
Ana Caroline dos Santos, da comunidade Coliseu 2, é cadastrada na Tarifa Manauara.

Tarifa 10 ajuda a construir pontes para o futuro

A Tarifa 10 foi lançada pela Águas de Manaus ao perceber que um outro benefício, o da Tarifa Manauara, que concede 50% de desconto, segundo alguns critérios, não era suficiente para atender a uma grande parcela da população de áreas vulneráveis, segundo o vice-presidente da Regional 3 da Aegea, Renato Medicis. “Lançamos, em parceria com a Prefeitura de Manaus, a Tarifa 10, que tem o custo de apenas R$ 10 para o consumo de água e esgoto, voltada às pessoas em situação de extrema pobreza”, disse.

“Para nós, a Tarifa 10 traz a premissa de construir pontes para o futuro, são ideias replicáveis, que evidenciam os talentos e o Modelo Operacional Aegea e, por isso, queremos expandir cada vez  mais, levar para outras cidades onde atuamos para expandir o benefício a outras famílias.”

“Levamos água e esgoto tratados para as palafitas de Manaus, resultado da necessidade e da vontade de fazer, que vem ao encontro da natureza do negócio e do propósito Aegea. Esta inquietação também nos movimentará aos próximos passos. Para fazer grande, cada passo é importante. O desafio é conectar cada casa, de cada cidade atendida. Não basta implantar a infraestrutura, é urgente mobilizar a conexão, para colher os frutos ambientais, de saúde e desenvolvimento que o saneamento é capaz de promover”, afirmou o VP.