EDIÇÃO 41 - 1º TRIMESTRE - 2024

Cidades
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Projetos inovadores melhoram performance

Inteligência artificial e telemetria movimentam a Águas Guariroba

Mais de 12 bairros estão interligados pela nova rede de esgoto, representando um avanço sanitário e um passo crucial em direção a um futuro mais promissor.
Mais de 12 bairros estão interligados pela nova rede de esgoto, representando um avanço sanitário e um passo crucial em direção a um futuro mais promissor.

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Texto: Rogério Gonzales

Há dez anos, o abastecimento de água na cidade chega a 99,9% da população, e a concessionária começou 2024 com mais de 89% de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, a Águas Guariroba executa a maior ampliação da rede de esgoto dos últimos anos, rumo à universalização dos serviços de saneamento básico. Falta menos de uma década para o fim do prazo para que todos os brasileiros tenham acesso ao esgotamento sanitário no Brasil.

“Para alguns, o prazo pode parecer longo. Para a maioria, é bem apertado. Para o campo-grandense, não há com o que se preocupar. Só em 2023, construímos mais de 233 quilômetros de rede de esgoto, alcançando aproximadamente 24 mil famílias, com o esgotamento sanitário chegando inclusive a comunidades indígenas”, explicou Themis de Oliveira, diretor-presidente da Águas Guariroba.

Ampliação da rede de esgoto em Campo Grande (MS) conectou mais 24 mil famílias em um ano.
Ampliação da rede de esgoto em Campo Grande (MS) conectou mais 24 mil famílias em um ano.

Inovação para gerar novas conexões

Essas conexões não são apenas de canos e tubulações; e sim ligações humanas de desenvolvimento, segundo o diretor-presidente. Mais de 12 bairros agora estão interligados por essa nova rede, representando não apenas um avanço sanitário, mas também um passo crucial em direção a um futuro mais promissor. Em paralelo à ampliação da cobertura de esgoto, Campo Grande continua recebendo investimentos que fortalecem o sistema de abastecimento de água, para acompanhar as mudanças climáticas, ampliam os serviços para acompanhar o crescimento urbano e atender cada vez melhor os moradores da cidade.

Para fazer tudo isso acontecer, a concessionária investe cada vez mais em inovação. Além de melhorar a performance, os investimentos feitos resultam também em reconhecimento: quatro projetos desenvolvidos pelos colaboradores foram premiados nacionalmente, entre 178 inscrições. A concessionária conquistou 1° e 3º lugares na categoria Gestão e Processos, e 1ª e 2ª posições em Eficiência Operacional, no Prêmio Inovação Aegea 2023.

Da esquerda para a direita estão Carlos Cesar Oliveira Araujo Filho, Isabelle Cristina da Silva Bena e Lucas Amarilla Saucedo, premiados pela inovação.
Da esquerda para a direita estão Carlos Cesar Oliveira Araujo Filho, Isabelle Cristina da Silva Bena e Lucas Amarilla Saucedo, premiados pela inovação.

Inteligência artificial a serviço da eficiência operacional

O projeto AIA Chatbot Operacional – Informações dos Centros de Controle, que ficou na 1ª posição na categoria Eficiência Operacional, é a solução nomeada como AIA – Aegea Inteligência Artificial. Consiste na criação e implementação de um chatbot multiplataforma para fornecer informações dos Centros de Controle Operacionais (CCOs) de forma fácil, rápida e proativa, permitindo acesso a dados em tempo real, gráficos, notificações de eventos operacionais e alarmes importantes.

“Por meio do chatbot é possível se antecipar aos problemas, com alertas em tempo real, redução de riscos operacionais e de reputação, além da centralização e padronização dos dados operacionais na Aegea. Com mais de 200 usuários ativos e mais de 25 mil notificações e alarmes enviados nos últimos oito meses, essa solução já está presente em todas as unidades da Regional 1”, explicou Isabelle Cristina da Silva Bena, supervisora de Planejamento e Controle da Águas Guariroba.

Novo método de coleta e mapeamento de clientes

Já está em operação, também melhorando a performance da Águas Guariroba, o projeto premiado em 3º lugar na categoria Gestão e Processos. É o Novo Método de Coleta de Amostras e Mapeamento de Clientes pelo Monitoramento. Implantado pelo coordenador de Esgotamento Sanitário da concessionária, Renato Ozorio Vilela, gera receita por meio do monitoramento e da cobrança de DBO – Demanda Bioquímica de Oxigênio, lançada na rede.

Hidrômetros inteligentes e telemetria

A Águas Guariroba também ficou em primeiro lugar na categoria Eficiência Operacional com o projeto Hidrômetros Inteligentes: Telemetria em Rede Colaborativa. É uma solução inovadora de transmissão de dados para monitorar volumes de água de grandes clientes em tempo real. A tecnologia utiliza smartphones para captar as informações e transmitir para os servidores da concessionária por meio de uma rede colaborativa, que otimiza a gestão de operações e molda estratégias comerciais, impactando positivamente toda a empresa. Desenvolvida por Carlos César Oliveira Araujo Filho, Isabelle Cristina da Silva Bena e Alexandre da Silva Araujo.

Também premiados pelo projeto inovador: Gyovanna Pereira de Almeida, Ronaldo Lisboa Gomes e Bianca Santiago Lima.
Também premiados pelo projeto inovador: Gyovanna Pereira de Almeida, Ronaldo Lisboa Gomes e Bianca Santiago Lima.

Otimização de coordenadas das ligações

O 2º lugar na categoria Eficiência Operacional também ficou para a concessionária com o projeto Otimização da Correção de Coordenadas das Ligações. Foi desenvolvido por Ronaldo Lisboa Gomes, Gyovanna Pereira de Almeida e Bianca Santiago Lima. São utilizados scripts Python aliados ao GIS (QGIS/ArcGIS) para a otimização do processo de correção das coordenadas das ligações presentes na base cadastral da Águas Guariroba, para aumento da assertividade das atividades que consomem essa informação.

“É muito gratificante trabalhar em um ambiente onde o espírito de inovação está sempre presente. Com muito orgulho, ficamos em 2º lugar na categoria Inovação em Eficiência Operacional, é uma grande satisfação para todos nós”, disse o analista de cadastro Ronaldo Lisboa Gomes.