edição 40 | 2023 | novembro
Texto: Isabel Monteiro
Levar melhorias para o ambiente escolar a partir do saneamento é o objetivo do Escola Saneada, uma iniciativa do Instituto Aegea e das unidades da Aegea, que conta com parcerias em muitos municípios. Em Timon (MA), a implantação foi viabilizada por meio da parceria com a prefeitura municipal e de outra importante ação da concessionária, o curso Mãos e Obras que, por sua vez, tem o apoio do Sine, o Sistema Nacional de Emprego. Foram capacitados 33 profissionais na função de instalador hidráulico, com ênfase em ligação intradomiciliar de esgoto. Durante as aulas práticas, foram feitas as ligações intradomiciliares em dez escolas municipais e no prédio da Fundação da Criança e do Adolescente, a Funac.
Com as ligações prontas, foi possível iniciar o Escola Saneada, que proporciona aos estudantes maior rendimento nos estudos. “As iniciativas representam o nosso compromisso em levar saúde e bem-estar para a população, além de oferecer uma oportunidade de geração de trabalho e renda. Elas geram valor compartilhado, pois fortalecem a capacitação profissional como uma ferramenta de transformação social e dão passos importantes rumo a um futuro melhor para a cidade, com escolas de ambientes mais limpos, saudáveis e seguros para que as crianças possam aprender, brincar e se desenvolver”, afirma o diretor-executivo da Águas de Timon, Renee Chaveiro.
Os locais públicos do município que foram beneficiados com o Escola Saneada estão em bairros os quais já possuem infraestrutura de esgotamento sanitário instalada e funcionando. Atualmente, a cobertura de esgoto em Timon está em 40% da zona urbana, com perspectiva de avançar ainda mais em virtude das obras de rede coletora, elevatórias e linhas de recalque que estão em andamento. A empresa já recuperou e implantou mais de 130 km de rede de esgoto, bem como inaugurou uma estação de tratamento e uma elevatória de esgoto.
“A gente vê o quanto as duas ações, conectadas, são importantes para o futuro da cidade. O saneamento básico é essencial para que as crianças estejam longe de doenças de veiculação hídrica e do esgoto a céu aberto. Os alunos de Timon só têm a ganhar com um ambiente mais limpo e saudável”, destaca Ana Carla Fonseca, professora da EMEI Tia Marica, uma das creches beneficiadas com o projeto Escola Saneada e conectada pelos alunos do curso Mãos e Obras.
Na capital do Piauí, o Escola Saneada acontece por meio da parceria entre a Águas de Teresina e o Instituto Aegea, com o apoio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), braço social da Tigre. O projeto foi implantado na Escola Municipal Raimundo Adão, localizada na zona rural de Teresina. Desde 30 de agosto, a iniciativa está beneficiando 156 alunos da unidade com um sistema de tratamento de água e esgoto que garante a melhoria no ambiente escolar e perspectivas de maior rendimento nos estudos.
Por meio do projeto foi feita a reforma do banheiro, a urbanização do poço, com a adequação das instalações internas para abastecimento, e um biodigestor foi implantado. A escola ganhou pintura nova e ainda uma horta comunitária com sistema de irrigação. Uma calha para captar a água da chuva foi implantada para uso em descargas sanitárias e irrigação de jardins e hortas. Outras melhorias foram as adequações civis e pintura da escola.
Para a diretora da Escola Raimundo Adão, Ana Maria da Costa, a ação traz benefícios para toda a comunidade escolar. Além de promover a redução de custos, a iniciativa contribui para a preservação do meio ambiente e a aprendizagem dos alunos e educadores sobre a importância da sustentabilidade. “Estamos felizes por termos sido contemplados. São ações que envolvem alunos e profissionais da escola”, relata.
“Liderar e apoiar ações que beneficiem crianças e adolescentes é a missão do ICRH. As iniciativas realizadas no Nordeste do país, em parceria com a Águas de Teresina e o Instituto Aegea, atendem esses objetivos e vão ao encontro do que preconizamos como caminho para construir um futuro melhor para nossos jovens”, afirma Julio Franco, executivo do ICRH.
“Ao investirmos constantemente em um trabalho que vai além do saneamento básico, é possível garantir a perspectiva de um futuro mais saudável e sustentável, estabelecendo um cuidado primeiro com as crianças”, pontua o diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.
O Instituto Aegea acompanha e desenvolve soluções no campo do investimento social e dos negócios de impacto, em áreas como saúde, educação, geração de renda e meio ambiente. Um dos desafios do instituto é colocar a Aegea na vanguarda das melhores práticas socioambientais, valorizando e dando visibilidade às diversas ações que a empresa desenvolve no campo social e pela proteção do meio ambiente, bem como avaliar novas tecnologias ambientais testadas no mercado e que possam ser aplicadas nos vários municípios onde está presente.
“Além de entregar serviços de água e esgoto nas cidades onde atua, a Aegea desenvolve projetos sociais que impactam positivamente a população, ultrapassando as metas contratuais. Desenvolvemos sistematicamente iniciativas que envolvem educação, saúde e sustentabilidade, pilares que contribuem para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de uma cidade”, afirma Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.