Cidades
MAIS AZUIS

edição 40 | 2023 | novembro

Ambiental Crato

UM ANO QUE FEZ A DIFERENÇA NA TERRA DO PIONEIRISMO

Texto: Beatriz Morais

A Ambiental Crato já revitalizou 101,81 km de rede de esgoto, além de ampliar mais de 1,2 km. Hoje, 67% da cidade está hidrometrada, um dado que reflete diretamente no consumo consciente de água. Foram revitalizadas cinco estações de tratamento de esgoto, com funcionamento 24 horas, todos os dias da semana. A operação desses equipamentos possibilita o tratamento de 130 milhões de litros de esgoto mensais, que não são mais lançados incorretamente na natureza.

Novas ETEs e revitalização de antigas estações

A ETE Seminário, que estava inativa há mais de cinco anos, passou por processo de total revitalização. O trabalho realizado proporciona a redução de 80 milhões de litros de esgoto irregular no canal do Rio Granjeiro. A ETE Filemon trata 13,5 milhões de litros de esgoto por mês. A estação recebeu melhorias no sistema de contenção de odor, que era a principal queixa dos moradores da localidade.
Nas ETEs São Bento I e São Bento II, foi adequado um sistema de tratamento de biogás, minimizando os impactos ambientais e melhorando a qualidade de vida da população do entorno. Nessas duas estações, são tratados 15,8 milhões de litros de esgoto por mês. Na ETE Pantanal, inaugurada em maio deste ano, mensalmente são tratados mais de 15 milhões de litros de esgoto. O riacho da Matinha, que corta o Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, local onde ocorre a Expocrato, não tem mais lançamento irregular de esgoto.
“Com as obras realizadas durante o primeiro ano de operação da Ambiental Crato e os investimentos que estão previstos para os próximos quatro anos, conseguiremos garantir os serviços de coleta e tratamento de esgoto para a maior parte dos cratenses, reduzindo o impacto ambiental provocado pelo esgoto a céu aberto e garantindo mais saúde e qualidade de vida para todos”, afirma o diretor-executivo da Ambiental Crato, Danilo Almeida.

Inclusão social e empresa mais próxima dos moradores

Outra forte atuação da concessionária foi no relacionamento com os moradores. A Tarifa Social, benefício que concede desconto na fatura de água e esgoto para famílias em vulnerabilidade social, foi ampliada em 40%. Hoje são 3.633 ligações beneficiadas, proporcionando dignidade, saúde e qualidade de vida para a população vulnerável.
Para aproximar ainda mais os cratenses da empresa, a Ambiental Crato implementou programas de relacionamento apoiados na Responsabilidade Social. Um deles é o Afluentes, por meio do qual foram mapeadas as lideranças comunitárias e construídas ações sociais que impactam positivamente na vida dos moradores. Hoje são 110 lideranças comunitárias, que trazem as demandas da população para rápida solução.
“Nos comprometemos a estar próximos das pessoas e da cidade, inseridos na rotina do município, dialogando com as lideranças comunitárias e o Poder Público, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável e ambiental do Crato’’, reforça a diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim.