Cidades
MAIS AZUIS

edição 40 | 2023 | novembro

Prolagos

INVESTIMENTOS E PARCERIAS RESULTAM EM SELO INTERNACIONAL

Texto: Francine Rosa e Rosiney Bigattão

Paisagens exuberantes que servem de refúgio para moradores, turistas, peixes, aves e outros animais, a Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, agora conta com uma certificação que vai atrair a atenção de visitantes de todo o mundo: o selo Bandeira Azul. Na última semana de setembro, foi divulgada a aprovação de duas praias lagunares, Ubás, em Iguaba Grande, e Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, pelo júri internacional do programa. A escolha desafiou autoridades locais, gestores e a própria comunidade a alcançarem altos padrões em mais de 30 quesitos exigidos pela certificação.

Uma das maiores lagunas hipersalinas do mundo, a Lagoa de Araruama tem 220 km quadrados e banha os cinco municípios atendidos pela Prolagos.

Outras praias da Região dos Lagos também receberam a certificação para a temporada 2023/2024, como as do Forno e Azeda Azedinha, em Búzios. A Praia do Peró, em Cabo Frio, irá hastear a Bandeira Azul pelo sexto ano consecutivo. Entre as ações para se adequar aos critérios exigidos pela certificação estão a coleta e análise da qualidade da água das praias, que são realizadas com o apoio da Prolagos, a concessionária responsável pela distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, todas banhadas pelas águas da lagoa.
“Ter uma água com qualidade é um dos itens mais importantes para a certificação e o saneamento básico é fundamental para que isso aconteça. Mas, para que pudéssemos celebrar cinco praias com o selo na nossa área de atuação, foi necessário muito trabalho de parceria e investimento. Quando assumimos a concessão, não havia coleta e tratamento de esgoto. Em 25 anos, conseguimos construir um cinturão que hoje protege praias lagunares e oceânicas e alcançamos a marca de 80% do esgoto coletado na região. A conquista do selo traz um desafio ainda maior para nós da concessionária que, diariamente, apoiamos nessa continuidade e evolução dos altos padrões de qualidade ambiental”, comenta Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Educação ambiental foi importante para a conquista

Além das ações com foco em gestão e infraestrutura, as iniciativas de educação ambiental fazem parte do calendário das praias que conquistam a certificação internacional, envolvendo moradores, empresários locais e turistas no tema e incentivando o respeito à natureza.
“A educação ambiental é a ferramenta para que a sociedade se una em prol de uma causa comum. Não basta a vontade do Poder Público, ou da sociedade civil isoladamente, ambos precisam andar juntos. Essas ações têm o objetivo de incentivar o conhecimento e o respeito por esses ecossistemas por parte das pessoas que visitam e trabalham nestas praias”, explica Paloma Arias, consultora do Bandeira Azul.
Já na próxima temporada, além dos locais que conquistaram o selo neste ano com praias lagunares, mais um município irá concorrer: Arraial do Cabo, com as praias Caiçara e da Ponta da Acaíra.

Investimentos em saneamento na Lagoa de Araruama

Para proteger a laguna, a concessionária já implantou 38 km de cinturão coletor de esgoto que contribuíram com a melhora da qualidade ambiental do principal cartão-postal da Região dos Lagos, resultando em recordes de pescado, desenvolvimento do turismo local e agora a conquista da Bandeira Azul em duas praias. Em complemento, a concessionária está investindo mais de R$ 50 milhões na implantação de 26 km de cinturão. Esta obra foi iniciada por Iguaba, em Ubás, em 2022.