edição 40 | 2023 | novembro
Reprodução de imagem do Infra Inteligente, programa que permite visitas virtuais, facilitando a tomada de decisões e otimizando recursos em saneamento.
Texto: Daniela Venturato
A eficiência operacional e os resultados positivos obtidos pela Ambiental MS Pantanal, empresa nascida da Parceria Público-Privada (PPP) entre Sanesul e a Aegea, reforçam os esforços empreendidos rumo à meta de universalização dos serviços de esgoto em Mato Grosso do Sul. Prova disso foi o reconhecimento obtido pela unidade durante o 5º Prêmio de Sustentabilidade da Abcon Sindcon, que reconhece os melhores projetos e iniciativas desenvolvidos pelas empresas privadas prestadoras de serviços públicos de água e esgoto que privilegiam ou buscam promover práticas de sustentabilidade e inclusão.
O projeto Modelo de Gestão Ambiental para Novas Concessões e PPPs – Parcerias Público-Privadas ficou com o segundo lugar na categoria Gestão e Governança, em cerimônia ocorrida em São Paulo (SP), em agosto. Na prática, a proposta utiliza o método do Infra Inteligente para analisar dados de gestão ambiental para a regularização do Indicador de Regularidade Ambiental, o IRA. Por meio da iniciativa, foi desenvolvida uma metodologia de Gestão Ambiental para facilitar a análise de dados no diagnóstico ambiental das estações de tratamento e elevatórias, além do lançamento de efluentes, por meio do Infra Inteligente.
“Nosso sistema de gestão ambiental facilita a análise de dados, o que possibilita trazer melhorias ao desempenho das áreas e aos processos internos da empresa, num curto espaço de tempo. Outro desafio vencido com o uso do Infra Inteligente são as distâncias geográficas entre as unidades operacionais da MS Pantanal. Com a criação da nova metodologia, garantimos o acesso às informações de todas as unidades operacionais listadas no edital do contrato”, afirma Zaida Siufi Peira, que coordenou o projeto.
Com investimentos em tecnologia e inovação, a PPP aperfeiçoou a gestão dos ativos por meio de redução de custos e despesas, automatização, agilidade nos processos e implementação de planejamento integrado. Com a assinatura do contrato da PPP, que atende 68 municípios do Estado de MS, havia o prazo de 15 meses para a regularização ambiental de 100% das estações de tratamento e elevatórias de esgoto, as ETEs e EEEs, a fim de garantir a sustentabilidade da operação dessas unidades operacionais.
Para a efetividade desses resultados, o Infra Inteligente foi a base de referência para que o analista ambiental pudesse acessar as informações das unidades operacionais, de forma remota, por meio das imagens produzidas, identificando as características locacionais e ambientais delas. Além dos bons resultados alcançados, a premiação é mais uma confirmação de que a metodologia de gestão ambiental foi aplicada com sucesso e tem garantido até os dias atuais a regularidade ambiental das unidades operacionais do contrato da PPP.
O projeto, além de manter as unidades 100% regularizadas jurídico e ambientalmente, alinha-se às diretrizes de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa da Aegea. Com o intuito de atuar em conformidade com as peculiaridades de cada região, o projeto envolveu as demais partes interessadas na sua construção, implementação e avaliação. Para isso, houve diversas reuniões com a equipe de Meio Ambiente da Sanesul, além de reuniões com os órgãos ambientais estaduais e municipais.
“Ao garantir a regularidade das operações de tratamento de esgoto, a Aegea garante o direito humano à qualidade dos recursos hídricos e acesso aos serviços de esgoto de maneira sustentável, assegurando os padrões de qualidade de lançamento de efluentes nos recursos hídricos do Estado de Mato Grosso do Sul”, completa Zaida.
O Infra Inteligente é um programa de gestão de ativos, de soluções digitais e transformação cultural desenvolvido pela Aegea, que acontece por meio da modelagem da informação da construção, BIM (Building Information Modeling). Tem reconhecimento e premiações internacionais.