edição 39 | 2023 | abril a junho
Texto: Aline Magno
Os participantes da Subida da Rocinha enfrentaram 6,5 km morro acima. A corrida teve o apoio da Águas do Rio, que atua na região com os serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto das 33 mil residências da comunidade. O evento movimentou a economia local com a participação direta de 800 comerciantes, animou moradores e colocou a Rocinha no calendário esportivo do Rio de Janeiro.
Entre os 500 corredores participantes da prova, estava Ronaldo Farias, agente de saneamento da Águas do Rio. “Sou nascido e criado na Rocinha, ou seja, tenho 43 anos subindo e descendo essas ladeiras. Agora, também atuo aqui, o que torna meu trabalho gratificante, já que minha rotina é melhorar a vida de vizinhos, amigos e família”, conta o colaborador.
Ronaldo gosta de correr e foi incentivado pela concessionária a participar. “Foi muito bacana porque foi algo positivo, abandonando estereótipos e focando no potencial do lugar e das pessoas. Acredito que todas as comunidades cariocas podem receber eventos como esse. Se tiver, eu corro”, falou bem-humorado.
A Corrida da Rocinha arrecadou R$ 65 mil em inscrições e todo o valor foi convertido em cestas básicas para os moradores. De acordo com o diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, o compromisso com a população das comunidades cariocas sob responsabilidade da concessionária vai além dos serviços de água e esgoto.
“Estamos presentes em 525 comunidades, diariamente, promovendo a transformação social por meio do acesso a água e esgoto tratados. Faz parte do nosso objetivo vê-las prosperar e isso passa por apoiar iniciativas como a Subida da Rocinha, que promovem qualidade de vida por meio do esporte e, sobretudo, dão protagonismo ao potencial humano dentro desses territórios. Queremos notícias positivas e gerar o senso de pertencimento dos cariocas com suas comunidades. Isso, sim, nos motiva”, destacou Bianchini.