Cidades
MAIS AZUIS

edição 39 | 2023 | abril a junho

Qualidade da água

MAIS DE 18 MIL ANÁLISES GARANTEM MAIS SAÚDE PARA POPULAÇÃO EM BARCARENA

A entrega do relatório com os dados de qualidade também fortalece o relacionamento entre a empresa e os moradores.

Texto: Daniele Brito

O acesso à água tratada é um direito humano e indispensável para a vida com dignidade. Todos os dias, mais de 15,8 milhões de litros de água são tratados e distribuídos em Barcarena, no Pará. Para garantir que este líquido leve saúde para a população, a Águas de São Francisco realiza, diariamente, um minucioso controle de qualidade, que vai além dos padrões definidos pelo Ministério da Saúde.

Uma das medidas que garantem a distribuição de água tratada é a realização de análises que verificam a presença de partículas, substâncias ou micro-organismos de origem animal, que podem transmitir doenças de veiculação hídrica, como diarreia, disenteria, hepatite e leptospirose, entre outras. Também são analisadas a cor da água e turbidez, que indica a presença de partículas que interferem na transparência do líquido.

Controle constante da qualidade

Segundo o Relatório Anual de Qualidade da Água, o ano de 2022 fechou com 18.682 análises realizadas pela concessionária. Aproximadamente 260 análises são feitas a cada mês para fazer esse controle de qualidade, realizado na água coletada em 68 pontos distribuídos pelo município.
Diariamente, equipes da empresa percorrem uma rota com esses pontos, realizando análises na água e coletando amostras que são enviadas para testes em laboratório. Além do laboratório próprio, a Águas de São Francisco utiliza laboratórios externos nas análises de sua água. O relatório anual detalhado está sendo entregue a todos os clientes da concessionária em Barcarena e em outros municípios onde a Aegea atua, junto com as faturas do mês.

Estrutura operacional

O sistema de abastecimento de água de Barcarena é composto por 12 subsistemas independentes, que atendem a área urbana do município. São eles: Barcarena Sede, Betânia, São Felipe, Pioneiro, Zita Cunha, Cafezal, Itupanema, Castanheira, Industrial, Caripi, Conde Praça, São Francisco e a estação de tratamento de água (ETA), em Vila dos Cabanos.