edição 39 | 2023 | abril a junho
As aulas do Projeto Mãos e Obras estão transformando vidas.
Texto: Diego Lopes
O Projeto Mãos e Obras, iniciado em fevereiro deste ano, tem se destacado por oferecer uma chance para os moradores locais se capacitarem profissionalmente. Com um foco em instalações hidráulicas e ligações intradomiciliares de rede de esgoto, o curso favorece o conhecimento para os alunos aprenderem a instalar e a proporcionar todo o aparato necessário a fim de realizar a conexão de residências e imóveis à rede de esgoto.
Tudo isso é fundamental para o saneamento básico da cidade e tem ajudado várias pessoas a adquirir novas habilidades e a melhorar suas condições de vida, como é o caso da Elizângela Mendes. Ela é moradora do bairro São Francisco e uma das alunas do curso, que fala com orgulho em fazer parte dessa transformação do saneamento em sua cidade.
“É uma honra participar do curso oferecido pelo Projeto Mãos e Obras, pois sei que estou contribuindo para o desenvolvimento do município e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. É muito gratificante e tenho certeza de que essa formação vai abrir portas na minha carreira”, afirma Elizângela.
Já Francisco Mendes, 60 anos, morador do bairro Vila Osmar, acredita que a capacitação vai muito além de um simples certificado ou diploma. Para ele, as aulas representam uma chance de transformar suas vidas e de projetar um futuro mais digno. “Estou gostando do curso, sempre trabalhei com construção civil e ter essa oportunidade hoje me dá perspectivas para incrementar a renda no fim do mês e também para garantir o aprendizado de um novo ofício”, relata Francisco.
Para a Águas de Timon, a iniciativa é uma forma de contribuir para o desenvolvimento das comunidades. “Nós acreditamos no poder da educação e da capacitação profissional como uma ferramenta para a transformação social. Por isso investimos em projetos como o Mãos e Obras, que têm o potencial de mudar a vida das pessoas. Temos muito orgulho de participar deste momento, construindo uma cidade cada vez melhor”, destaca o gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli.
Com a capacitação profissional oferecida pelo Mãos e Obras, os timonenses têm a oportunidade de se tornar agentes de transformação em suas comunidades e de contribuir para uma cidade com um grande futuro que irá se tornar referência em saneamento no Maranhão.
A iniciativa integra o Projeto Social Mãos e Obras e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Timon e do Sistema Nacional de Emprego (SINE-MA). É uma capacitação gratuita de 45 alunos inscritos, com carga horária de 60 horas. A partir de aulas teóricas e práticas, o curso capacitará os participantes para a realização de ligações intradomiciliares de esgoto, sendo essencial dentro do contexto atual dos serviços de esgoto vivenciados em Timon.