Cidades
MAIS AZUIS

edição 39 | 2023 | abril a junho

Ambiental Metrosul

MAIS DE 10 MIL FAMÍLIAS CONECTADAS À REDE DE TRATAMENTO

Equipe da Ambiental Metrosul
apresenta plano de expansão de esgoto em Alvorada (RS).

Texto: Aline Cardias

Os trabalhos iniciaram em fevereiro com a execução da linha de recalque da estação de bombeamento de esgoto, que também será construída no local. Desde o começo de março, acontecem as intervenções de implantação dos 12 quilômetros da rede coletora de esgoto. Estão sendo implantados também 2,3 mil ramais de ligação e terminais de inspeção e limpeza (TIL), estruturas essenciais para a conexão da ligação intradomiciliar (o sistema interno da residência) com a rede pública.

Os trabalhos são feitos em vias e calçadas e têm como objetivo ampliar o acesso de cada vez mais pessoas ao saneamento. Esta é a segunda obra do cronograma de expansão para a universalização do tratamento de esgoto que a Ambiental Metrosul executa em Canoas, e a previsão é de que essas intervenções sejam concluídas em novembro.

Com a obra, mais três mil residências poderão ser conectadas ao sistema de esgotamento do município, atendendo em torno de 4.000 moradores do bairro que, por meio do tratamento de esgoto, contarão com mais saúde e qualidade de vida. Essas ligações também representam 142 piscinas olímpicas de dejetos que deixarão de ser lançadas nos mananciais locais por ano, preservando os recursos hídricos de toda a região.

Expansão do sistema de esgoto em Alvorada para 6.000 moradores

Os trabalhos para a construção dos primeiros 15 quilômetros de nova rede coletora de esgoto começaram em maio, com duas frentes de serviços. A obra está prevista no cronograma de expansão para a universalização do tratamento de esgoto no município, ampliando o acesso de cada vez mais pessoas a um saneamento de qualidade.

Junto à implantação da nova rede, a Metrosul também vai instalar em torno de 1,9 mil ramais de ligação de esgoto e terminais de inspeção e limpeza. Com isso, em torno de 2,5 mil residências poderão ser conectadas ao sistema de esgotamento, atendendo em torno de 6.000 moradores que, por meio do tratamento de esgoto, contarão com mais saúde e qualidade de vida. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 11 meses.

“As obras reafirmam nossos esforços permanentes para avançarmos com os compromissos que assumimos com o município e toda a população atendida pelos nossos serviços, além da preservação do meio ambiente”, comenta o gerente de Operações da Metrosul, Stenio Cangussu.