Cidades
MAIS AZUIS

edição 39 | 2023 | abril a junho

Mais qualidade

LABORATÓRIO CENTRAL DA METROSUL CONQUISTA CERTIFICAÇÃO

Certificação atesta qualidade do controle.

Texto: Aline Cardias

A partir da certificação, será possível atender aos parâmetros solicitados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental, a Fepam, conforme as resoluções 355/2017, do Consema, e 357/2005 e 372/2018, do Conama, até então emitidos por laboratórios parceiros credenciados. O Laboratório Central da Ambiental Metrosul, que opera há um ano em Canoas, na Estação de Tratamento de Esgoto Mato Grande, é equipado com tecnologia de ponta e equipe devidamente qualificada.

A certificação da NBR ISO/IEC 17025:2017, norma que tem como objetivo promover a confiança na operação de laboratórios e está também em concordância com os princípios da ABNT NBR ISO 9001, aprimora o controle da qualidade dos 64 milhões de litros de esgoto que são tratados diariamente pela empresa e devolvidos ao meio ambiente livres de impurezas, contribuindo diretamente para a recuperação e preservação dos mananciais locais.

Trabalho criterioso

Uma série de análises de acompanhamentos é realizada rotineiramente para atestar a qualidade não somente do efluente bem como dos corpos receptores, sendo que as coletas acontecem de acordo com a frequência exigida nas licenças operacionais, podendo ser semanais, quinzenais, mensais e trimestrais.
Com esse reconhecimento a empresa ganha mais autonomia e qualidade na operação do sistema de tratamento do esgoto. “Estamos centralizando no laboratório da ETE Mato Grande as análises mais complexas e específicas, que demandam emissão de laudos, conforme análises microbiológicas e físico-químicas”, afirma o gerente Operacional da Ambiental Metrosul, Stenio Cangussu.
Segundo ele, contar com uma estrutura própria agrega às equipes ainda mais agilidade, qualidade e precisão na tomada de decisões, especialmente quanto às adequações necessárias e ao planejamento dos processos. “As análises mais simples, de rotina, como pH, temperatura, entre outras, continuarão sendo feitas em cada estação de tratamento”, complementa.

Aumento do portfólio depois de 47 mil análises realizadas

Em 27 meses de operação, em torno de 47 mil análises foram realizadas e quatro mil laudos emitidos para a Fepam, números que serão ampliados já que, com o reconhecimento da ISO/IEC 17025:2017, a empresa assume todas as demandas solicitadas periodicamente pelo órgão ambiental, aprimorando os processos de análises e emissão de laudos. Por meio da certificação, a empresa também se habilita a prestar serviços laboratoriais para outras empresas, aumentando o seu portfólio de atendimento.