edição 37 | 2022 outubro a dezembro
Prefeito de Teresina participa do evento de inauguração.
Até o ano de 2024, Teresina terá 59% de cobertura de esgoto.
Texto: Márcia Rocha
“Essa é uma obra que representa mais saneamento para os teresinenses”, disse o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, durante a entrega de mais uma obra do sistema de esgoto da capital, que ocorreu em setembro, no bairro Itaperu. A nova estação elevatória de esgoto é mais um empreendimento da Águas de Teresina que tem a proposta de ampliar a cobertura do tratamento de esgoto da zona urbana da cidade para 59% até o ano de 2024.
Durante seu discurso, o Dr. Pessoa destacou a tecnologia investida no projeto que contribui para a elevação dos índices de saneamento de Teresina. “Percorri o caminho até os geradores e fiquei encantado com a tecnologia implantada. Desde 2017, a Águas de Teresina tem alavancado com ações que contribuem para o avanço do saneamento na capital. O índice de esgotamento sanitário era de apenas 19%, e está com 42%. É um trabalho que apresenta estimativas positivas”, disse.
Adolfo Nunes, presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), também destacou a importância do equipamento para a cidade. “Vocês veem esse espaço pequeno, mas não têm ideia do tamanho da estrutura que está aqui debaixo do chão. Uma tubulação instalada no subsolo do bairro e que levará todo o esgoto para a estação de tratamento”, explicou Adolfo.
A estação elevatória de esgoto inaugurada beneficiará cerca de 12 mil pessoas residentes nos bairros Aeroporto, Parque Alvorada e Itaperu, transformando para melhor as condições sanitárias da região e impactando o desenvolvimento socioeconômico de Teresina. Um dos grandes benefícios da elevatória é a redução das doenças por veiculação hídrica.
“Hoje entregamos a elevatória de número 54, empreendimento que vai contribuir para o desenvolvimento sustentável e o crescimento da cidade, além do bem-estar dos moradores. Desde que assumimos os serviços da capital, universalizamos o acesso à água tratada e mais que dobramos os índices de esgotamento. Com tudo isso, contribuímos com a diminuição de internações hospitalares em decorrência de doenças por veiculação hídrica”, pontuou o diretor-presidente da Águas de Teresina.
A EEE Aeroporto terá como função realizar o bombeamento do esgoto da região do Lagoas do Norte para um ponto mais elevado, ou seja, até os dejetos chegarem à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pirajá, localizada na Avenida Maranhão, para o devido tratamento. O sistema contribui para a redução de contaminações e transmissões de doenças que estão diretamente relacionadas ao saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e da saúde nas regiões em que é instalado.