edição 37 | 2022 outubro a dezembro

AEGEA RONDÔNIA

MELHORIAS E AMPLIAÇÃO

Concessionárias trabalham para ampliar rede e abastecer na estiagem

Colaborador trabalha na ampliação da rede que vai garantir acesso à água tratada para os moradores do setor 09, em Buritis (RO).

Texto: Renan Cabral

Nas últimas semanas de setembro, a Águas de Buritis (RO) ampliou aproximadamente 5.000 metros de novas redes de água. Nos setores 01 e 09 da cidade, por exemplo, 100% dos moradores já contam com os benefícios da disponibilidade do serviço, iniciativa que gera qualidade de vida, desenvolvimento e melhora os indicadores de saúde pública no município.

Águas de Buritis vai implantar mais 40 quilômetros de rede

As obras que estão sendo feitas fazem parte do cronograma de investimentos para 2022, em que a cidade receberá 40 quilômetros de ampliação da rede de distribuição de água. Para garantir o abastecimento contínuo, a Águas de Buritis tem investido também em melhorias no sistema de captação. Instalou um conjunto gerador de energia elétrica, bombas reserva para segurança operacional e o sistema automatizado para acompanhar em tempo real o volume captado, tratado e distribuído.

A estação de tratamento de água também passou por melhorias, manutenções preventivas em toda a estrutura e troca do material filtrante. Para garantir a qualidade e atender a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Águas de Buritis exerce um rigoroso controle no processo de tratamento e distribuição de água por meio de análises em laboratório. O monitoramento de qualidade da água começa desde a captação até a rede de distribuição.

“As ações da concessionária acompanham o crescimento contínuo da cidade, e estamos disponibilizando acesso à rede de água para mais famílias, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável”, diz Priscila Sonda, coordenadora da Águas de Buritis.

Ariquemes lança campanha de uso consciente de água na estiagem

Durante o período de estiagem, Ariquemes registra temperaturas elevadas, entre 38ºC e 40ºC, com clima seco e umidade baixa acentuados pelas queimadas e pela poeira, o que tem feito com que o consumo de água aumente muito. Diante desse quadro, a Águas de Ariquemes reforçou o trabalho para garantir a segurança operacional e o abastecimento de água para todas as regiões da cidade.

Outra ação foi o lançamento de uma campanha de consumo consciente de água. Chamada “Na mira do consumo”, a proposta é reforçar que a população adote boas práticas no dia a dia para evitar o desperdício. São pequenos hábitos que colaboram para o bem-estar sustentável de todos e a preservação dos níveis dos rios.

Por meio de informes publicitários bem atrativos e vídeos, a campanha apresenta a rotina de uma casa. Dá dicas sobre como lavar a louça, escovar os dentes, lavar carros e até mesmo regar o jardim de forma consciente. Aborda também a lavagem de varandas e calçadas, uso de piscinas e banheiras e indica a mudança para a reutilização da água sempre que possível.

Atitudes simples que fazem a diferença, informa o material. A campanha é uma medida preventiva a fim de ajudar a manter os níveis dos reservatórios para um abastecimento contínuo mesmo na permanência das altas temperaturas e do clima seco.

Controle 24h dos sistemas e melhorias no abastecimento

A Águas de Ariquemes monitora todo o sistema de abastecimento do município por meio do Centro de Controle de Operações (CCO) e mantém técnicos trabalhando 24 horas por dia a fim de manter a regularidade do fornecimento de água para a população.

A empresa realizou grandes investimentos em todos os sistemas que operacionalizam o serviço de água na cidade, como a entrega de um novo reservatório de água tratada com capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água.

Foi instalado ainda um moderno e eficiente conjunto de bomba anfíbia, que garante uma excelente troca térmica, baixa emissão de ruídos, versatilidade na instalação, baixa manutenção e alta eficiência energética do conjunto. Com isso, se tem alta precisão na captação de água, que segue de modo contínuo, investimento que gera tranquilidade operacional no volume captado de água.

Sistema de telemetria

Outro investimento significativo foi a instalação dos sistemas de telemetria. São mais de 40 dispositivos em pontos estratégicos da cidade. Eles monitoram e transmitem como está o sistema de distribuição de água. Os data loggers fornecem as medições dos parâmetros hidráulicos de abastecimento e, por meio da telemetria, permitem que seja estabelecida uma comunicação em tempo real com o Centro de Controle de Operações (CCO).

Como um espelho que reflete todo o sistema, possibilita que os operadores identifiquem possíveis divergências no abastecimento e atuem com rapidez e precisão, quando necessário. Além disso, eles visualizam os níveis dos reservatórios e demais sistemas de captação e tratamento. Os índices de potabilidade dos 25 milhões de litros tratados por dia também são monitorados.

Os investimentos colaboram para que a população tenha oferta de água com regularidade mesmo durante o período de estiagem. Vale lembrar que a Águas de Ariquemes é a primeira empresa do Estado de Rondônia a implantar o sistema de telemetria a serviço do saneamento.