edição 37 | 2022 outubro a dezembro
Usina de energia solar que vai atender quatro unidades da Aegea.
Representantes da Aegea, Brasol Soluções Energéticas, empresa com capital Siemens, e Oeste Solar Energia, que fizeram a parceria para a implantação do projeto, no evento de inauguração realizado em Cuiabá, Mato Grosso.
Texto: Rosiney Bigattão e Thais Tomie
As novas usinas vão atender ao consumo energético das operações das concessionárias de Águas de Barra do Garças, Águas de Paranatinga, Águas de Pedra Preta e Águas de São José. Juntas elas somam uma potência instalada de 1,2 MWp e um volume de geração de energia estimado em 1.700 megawatts-hora por ano, equivalente ao consumo anual de energia de cerca de 800 residências brasileiras.
O loteamento de geração distribuída de energia solar fica localizado no km 9 da Estrada da Guia e conta com 200 hectares. As novas usinas da Aegea MT integram o projeto fotovoltaico já em operação nas unidades de Campo Verde, Poconé, Primavera do Leste e Sinop. A iniciativa é fruto da parceria entre a Aegea Saneamento, Brasol Soluções Energéticas, empresa com capital Siemens, e Oeste Solar Energia.
O diretor-presidente da Aegea MT, André Bicca, explica que as concessionárias buscam aprimorar a sua eficiência energética em todo o processo, reduzindo custos operacionais e preservando o meio ambiente. “O uso de placas solares nas nossas operações significa uma energia limpa, sem poluentes, e reforça o compromisso da Aegea no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, gerando valor para a sociedade”, pontua.
Como líder do setor privado de saneamento, a iniciativa faz parte do compromisso da Aegea em colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de todas as suas decisões. A companhia faz uso cada vez mais eficiente dos recursos naturais em suas concessões, priorizando uma matriz energética renovável combinada com o aumento na eficiência energética e metas de redução de consumo de energia. Atualmente, 94% da energia consumida no grupo é de fontes renováveis. A empresa tem avançado em sólidas parcerias e já possui projetos de geração distribuída em operação e implementação nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande de Sul, Espírito Santo, Amazonas, Piauí, Maranhão, Santa Catarina e São Paulo.
Além disso, a Aegea se tornou a primeira empresa de saneamento da América Latina a se comprometer com metas sustentáveis ao emitir os chamados bonds sustentáveis. Por meio deles, tem como meta reduzir o consumo de energia em suas unidades (leia mais sobre o assunto na Matéria de Capa). As unidades da Aegea em São Paulo também passam a ser abastecidas por energia limpa, como mostramos também nesta edição.