edição 37 | 2022 outubro a dezembro

AMBIENTAL METROSUL

NATUREZA PRESERVADA

PPP começa a entrega dos primeiros quilômetros da nova rede de esgoto

Colaborador da Ambiental Metrosul (RS) trabalha na instalação de terminal de inspeção e limpeza de esgoto em Canoas (RS).  

Texto: Aline Cardias

Realizadas no bairro Harmonia, as obras também contemplaram a instalação de 4,5 mil terminais de inspeção e limpeza de esgoto para a conexão das residências atendidas com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário na região. Essa foi a primeira obra do plano de expansão do tratamento de esgoto no município, antecipada em uma ação conjunta da Parceria Público-Privada (PPP) a fim de possibilitar, já nos primeiros anos de atuação da empresa, melhores condições de saneamento, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos moradores do bairro, preservação do meio ambiente e desenvolvimento para a cidade.

Além dos benefícios à população, a obra de ampliação do sistema também representa um significativo impacto ambiental para Canoas, pois contribui diretamente com a despoluição da Vala da Curitiba. Hoje, o esgoto doméstico gerado no bairro segue direto à vala pelas galerias de águas pluviais e a nova rede coletora reduzirá consideravelmente a emissão dos resíduos para o local, já que o esgoto dessas residências será direcionado à Estação Mato Grande para o tratamento, beneficiando 75 mil moradores da região.

Duas novas elevatórias de esgoto em fase final de testes

Por meio do Programa Porta a Porta, moradores recebem materiais de divulgação sobre a importância da rede de esgoto.

Colaborador da Ambiental Metrosul (RS) explica ao morador como fazer a conexão à rede de esgoto.

As estações de bombeamento têm, respectivamente, capacidade de vazão para 62 e 16 litros de esgoto por segundo, e foram instaladas a fim de atender a nova demanda de coleta de esgoto no bairro Harmonia. As estruturas estão recebendo os últimos testes para que todos os componentes e sistemas sejam devidamente avaliados e adequados. “Os ajustes são fundamentais para a operacionalização das estações de bombeamento de esgoto e para garantir a plena funcionalidade das estruturas quando todo o sistema de esgotamento no bairro entrar em operação”, comenta o gerente de Operações da Ambiental Metrosul, Stenio Cangussu.