edição 37 | 2022 outubro a dezembro

ÁGUAS DE MANAUS

VERÃO AMAZÔNICO

Até cinco milhões de litros são produzidos a mais para manter abastecimento

Concessionária investe em melhorias para garantir que produção diária de água tratada atenda a população na época mais quente do ano na capital amazonense.

A concessionária chega a produzir cinco milhões de litros a mais por dia durante o período conhecido por “verão amazônico” para manter o abastecimento.

Texto: Daniele Brito

Com o chamado “verão amazônico”, época marcada por temperaturas elevadas, a Águas de Manaus aumenta a produção de água tratada na cidade. De acordo com o Centro de Controle Operacional (CCO), a concessionária chega a produzir cerca de cinco milhões de litros de água a mais por dia, quando se comparam os meses do início do ano. Isso representa um aumento de 30% na produção diária. Só nas últimas semanas de setembro, Manaus bateu recordes de altas temperaturas. Os termômetros marcaram, em média, 37ºC, com sensação térmica de 39ºC. No dia 11 a temperatura chegou aos 38,2ºC, com sensação térmica de 40ºC.

Ações de melhorias

Diante diso, o nível de consumo de água na cidade segue elevado. Visando à melhoria dos serviços, a Águas de Manaus se antecipou e realizou uma série de ações para assegurar que a população continue com acesso à água tratada nesta época. Manutenções preventivas, com troca de equipamentos, modernização do sistema e implantação de mais pontos remotos de aferição de pressão em tempo real em toda a cidade foram aceleradas.

Entre as ações estão ainda extensões de rede de distribuição de água, interligações, aumento na capacidade de captação e tratamento de água, além de investimentos em tecnologia, como do CCO, que permite que a concessionária monitore os pontos de abastecimento 24h por dia sem interrupção, garantindo mais precisão em casos de necessidade de manutenções emergenciais.

“Além de aumentar a produção de água tratada, estamos implantando um pacote de obras para garantir mais segurança e eficiência operacional agora neste período, considerado o mais quente do ano. Hoje temos mais de 100 pontos distribuídos em locais estratégicos da rede para realizar a aferição da pressão e garantir que nosso serviço seja realizado de maneira satisfatória para toda a população”, destacou o gerente de Operações, Lineu Machado.

Dicas para uso consciente da água

Mesmo com o aumento da produção e a modernização do sistema, a concessionária orienta a população a fazer uso consciente da água, para que o maior consumo nesta época do ano não impacte nas faturas. Dicas simples como fechar a torneira ao escovar os dentes e ao ensaboar louças, lavar roupas na máquina sempre com a capacidade máxima e reutilizar a água da máquina para lavar pátios e calçadas fazem uma boa diferença na fatura de água no fim do mês.

A concessionária também tem trabalhado junto à população com orientações por meio de palestras, campanhas nas redes sociais e em todos os postos de atendimento. Além disso, a empresa incentiva os clientes a registrar vazamentos nas ruas, que também podem prejudicar o abastecimento.

Cuidados com a saúde

“Nós vamos às escolas e associações comunitárias para orientar a população com relação ao uso consciente da água e aos cuidados que todos devem adotar nesta época do ano. Falamos também sobre saúde, que é preciso evitar exposições ao sol nos horários mais quentes e beber bastante água. Temos canais diretos com líderes comunitários e deles nos colocamos totalmente à disposição para contribuir com a qualidade de vida de todos”, ressaltou o gerente de Responsabilidade Social, Semy Ferraz.