edição 37 | 2022 outubro a dezembro

ÁGUAS DE MANAUS

SERVIÇOS COM TRANSPARÊNCIA

População ganha novo espaço para testar e aferir a qualidade de hidrômetros

Inauguração do Laboratório de Hidrometria da Águas de Manaus (AM).

Texto: Isabel Monteiro

Na inauguração do Laboratório de Hidrometria estiveram presentes o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Amazonas (Ipem-AM), Márcio André Oliveira Brito, o diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Jalil Fraxe Campos, o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade Ferreira Júnior, que são representantes dos órgãos que fiscalizam a concessionária, além do diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, e do diretor-executivo da concessionária, Diego Dal Magro.

Anteriormente, o laboratório funcionava no complexo de produção de água da Ponta do Ismael, localizado no bairro Compensa. Um acordo de cooperação técnica assinado em 2021 possibilitou a mudança para o novo espaço. Além de facilitar o acesso da população, o Laboratório de Hidrometria vai agilizar as solicitações feitas pela população referentes a verificação dos hidrômetros, tornando o processo mais eficiente e transparente.

Mais benefícios ao consumidor

“Este tipo de serviço beneficia o consumidor de Manaus. Acompanhamos estas demandas junto à empresa para garantir que o cliente não seja lesado. Temos um bom relacionamento com a concessionária, que sempre manteve a transparência em relação à inspeção dos serviços prestados”, destacou o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.

O novo laboratório terá o serviço inspecionado pelo Ipem-AM. “Aqui temos a estrutura necessária, dentro dos padrões exigidos pelo órgão, para garantir que o resultado das perícias seja de excelência. Esse novo laboratório é mais amplo e vai proporcionar uma maior agilidade nas verificações de hidrômetros residenciais, aumentando a capacidade de ensaios realizados pelo Ipem”, frisou o engenheiro Márcio André Brito, diretor-presidente do Ipem-AM.

O laboratório conta com equipamentos que simulam todo o processo pelo qual o hidrômetro passa para realizar a contagem de água consumida pelo morador. A intenção é que, diante disso, o equipamento possa ser avaliado dentro das condições reais nas quais ele funciona. Além do Procon e Ipem, a Ageman também irá fiscalizar o serviço, como forma de assegurar que a concessionária esteja cumprindo as obrigações dos serviços prestados, conforme contrato.

“Nosso papel é fiscalizar as concessionárias de serviços públicos em Manaus. Queremos garantir que a população seja atendida da melhor forma possível evitando prejuízos, neste caso, no abastecimento de água”, ressaltou o diretor-presidente da agência reguladora, Elson Andrade Ferreira Júnior.

Hidrometria e transparência

O hidrômetro é utilizado para medir e registrar o volume de água consumido por um imóvel, residencial ou comercial. Por conter selo do Inmetro, ele é fiscalizado pelo Ipem-AM. Os técnicos do órgão também atuam no Laboratório de Hidrometria, garantindo a lisura do processo. Segundo a Águas de Manaus, a empresa trabalha de forma transparente, a fim de promover o bom relacionamento tanto com os órgãos fiscalizadores, quanto com a população manauara.

“Somos auditados periodicamente, e para nós esta é uma das formas de reafirmar o nosso compromisso com a transparência dos serviços que prestamos à cidade de Manaus. Fazemos questão de manter parcerias com órgãos de defesa ao consumidor como forma de construir uma relação sólida e de confiança com a população”, ressaltou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, no evento de inauguração.

Equipamentos fiscalizados e auditados

O consumidor que solicitar o serviço poderá acompanhar desde a retirada do equipamento, que é realizada por equipes da concessionária, aos ensaios realizados no laboratório, e que são feitos pelo Ipem-AM. Após a perícia técnica, o Instituto de Pesos e Medidas emite o laudo com os resultados. A solicitação é feita por meio dos canais oficiais de relacionamento da concessionária, que funcionam 24 horas por dia.

“Nossos equipamentos são aprovados pelo Inmetro, cumprimos todas as regulamentações para manter o bom funcionamento deles. Em contrapartida, também disponibilizamos o serviço de verificação dos hidrômetros para atender o consumidor que se sentir lesado. Os equipamentos são fiscalizados e auditados por todos os órgãos competentes relacionados ao serviço”, destacou o diretor-executivo da concessionária, Diego Dal Magro.