edição 37 | 2022 outubro a dezembro
Texto: Daniele Brito
Moradores da comunidade São Francisco, que existe há mais de 40 anos, no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, têm muito o que comemorar. Desde o início do segundo semestre, cerca de duas mil pessoas estão sendo conectadas à rede regular para receber água tratada. São mais de mil metros de tubulações que estão sendo implantados, por meio de um trabalho realizado pela Águas de Manaus. O local se transformou em um verdadeiro canteiro de obras. Com máquinas, tubulações e muito empenho, a concessionária está transformando a realidade de mais de 400 famílias, que não possuíam abastecimento regular de água.
Lourenço Antônio Xavier de Oliveira, de 63 anos, morador da comunidade há 40 anos, comemora a chegada do líquido, que segundo ele irá proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores. “Essa água que vem agora, se Deus quiser, vai ajudar a vida de muita gente. Nós usávamos até agora água de poço, mas tem muitos custos e nós muitas vezes não tínhamos como arcar. Aqui já deu até polícia e briga por causa de água. Agora vamos ter na torneira de todos e com qualidade. É uma bênção”, comemorou o morador.
Bem distante dali, mais de 450 moradores da comunidade Flores também estão sendo beneficiados com mais saúde e melhorias na qualidade de vida. As ações da concessionária acabam com 11 anos de espera. A comunidade abriga cerca de 100 famílias, com histórias de muita luta pelo direito à dignidade e ao saneamento.
Após receberem visitas da equipe da Responsabilidade Social da empresa, essas pessoas passaram a ter acesso a serviços que mudaram seus dias para melhor. Ao todo, foram implantados cerca de 800 metros de tubulações, que levam água tratada para essas pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade.
“Quando visitamos a comunidade, nos sensibilizamos e decidimos que iríamos fazer além do que nos é competente. Conversamos com cada morador para entender a realidade do local e iniciamos nosso serviço para levar água tratada e dignidade e, por meio de uma força-tarefa, também construímos uma ponte que irá beneficiar sobretudo as pessoas com dificuldade de locomoção”, destacou o gerente de Responsabilidade Social da empresa, Semy Ferraz.
“As ligações irregulares comprometem a saúde pública, visto que podem causar a contaminação da água, prejudicando não só o próprio consumidor, como toda a comunidade. Por isso seguimos atuando na fiscalização e implantação de novas redes de água”, finaliza Tadeu Bezerra. Todas as gambiarras foram trocadas por redes regulares, que garantem água com qualidade e regularidade aos moradores da região.
As obras foram realizadas em tempo recorde e em um prazo de duas semanas todas as famílias passaram a contar com água em suas torneiras. A dona de casa Jurcileide Miranda, de 65 anos, vive no local com o irmão mais velho, Francisco Carlos, que tem 67 anos e possui deficiência visual e síndrome de Down. Durante anos, os dois sofreram com a falta de saneamento e infraestrutura na comunidade, já que, para chegar em casa, eles precisavam passar por uma pequena ponte de madeira.
“A vida aqui não é fácil. Foram os próprios moradores que construíram a ponte, mas, pela ação das chuvas, as madeiras já estão podres e por duas vezes eu e meu irmão caímos e fomos parar nesse córrego cheio de sujeira. Água só tínhamos para beber e fazer comida se comprássemos garrafões. Muitas vezes chegamos a tomar banho com água barrenta ou guardar água da chuva. Agora, graças à Águas de Manaus, temos água tratada na torneira, e estamos recebendo uma ponte nova, de concreto, e que vai ajudar muito nossa locomoção”, comemorou.
Desde o início da comunidade Flores, há cerca de 11 anos, foram os próprios moradores que se reuniram para comprar tubulações e fazer com que, de forma clandestina, a água chegasse até as pessoas. No entanto, por se tratar de uma ligação irregular, o líquido chegava cheio de impurezas e diariamente tinham de ser feitos reparos nos canos improvisados.
“Aqui somos como uma grande família e cada um ajuda o outro. Nós tínhamos de dar um jeito para ter água e, até a chegada da empresa aqui, nos abastecíamos com água clandestina e suja. Fomos conseguir tomar banho de chuveiro somente agora, pois a água chega e tem pressão para subir nos nossos canos. Lutamos muito para que esse dia chegasse e hoje estamos sendo atendidos com muito carinho pela Águas de Manaus”, lembrou a líder comunitária da área, Isonete do Nascimento.
Outro grande benefício que a concessionária está implantando nas comunidades São Francisco e Flores é a inclusão das famílias na Tarifa Manauara, que concede 50% de desconto na fatura de água aos moradores. A empresa tem dado atenção especial à população vulnerável – em quatro anos, a Águas de Manaus aumentou de 20 mil para quase 100 mil famílias cadastradas no benefício. Com isso, Manaus tornou-se a capital que mais protege a população vulnerável com tarifa social (leia mais sobre o assunto na matéria da página 46).
“Desde que começamos a atuar em Manaus, nossa meta é levar dignidade para todos, em especial para a população que vive em situação de vulnerabilidade. Entramos em becos, palafitas e em comunidades que existiam há anos sem o acesso à água. Estamos transformando vidas e gerando impactos positivos na saúde, qualidade de vida e dignidade dessas famílias. Nossos investimentos têm como foco acompanhar o ritmo de crescimento de Manaus e tornar a cidade uma referência nacional em saneamento”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.
O saneamento da cidade avançou em ritmo acelerado com a chegada da Águas de Manaus. Nos últimos quatro anos, Manaus é a capital brasileira que mais avançou na oferta de água tratada, de acordo com o Ranking do Saneamento 2022, do Instituto Trata Brasil. Mais de 130 mil pessoas que não possuíam o serviço passaram a ser beneficiadas com água de qualidade 24h em suas torneiras.
Já foram implantados mais de 150 quilômetros de rede de água na cidade de Manaus, impactando positivamente a população. Para os próximos anos, a empresa prevê R$ 1,3 bilhão em investimentos, que beneficiarão diretamente mais de 1 milhão de moradores com coleta e tratamento de esgoto, impactando na saúde das pessoas, no turismo e na preservação do meio ambiente.
“Manaus é uma cidade com muitas peculiaridades e nós abraçamos o desafio de levar saneamento para todos. Nossa meta é transformar a cidade em relação ao saneamento. Já conseguimos universalizar o acesso à água tratada. Em paralelo, estamos trabalhando na ampliação do acesso ao esgoto tratado. Ao fim, teremos uma cidade mais saneada e sustentável”, destacou o diretor-presidente da concessionária, Thiago Terada.