edição 36 | julho 2022

AEGEA RO

MAIS QUALIDADE

Cidades da Aegea Rondônia passam a produzir o cloro usado nas ETAs

Estudantes conhecem sistema de produção de cloro em Ariquemes.

Texto: Renan Cabral

As cidades de Ariquemes, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Buritis, em Rondônia, são as primeiras do estado a terem a produção própria de cloro nas estações de tratamento de água. O equipamento gerador de cloro foi implantado pela Aegea Rondônia em maio. Um investimento que, além de colaborar com o desenvolvimento sustentável dos municípios, assegura mais qualidade e agilidade ao tratamento da água. Estudantes universitários foram conhecer o sistema gerador de cloro da Águas de Ariquemes no fechamento de um evento da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, a Unifaema, que teve como tema “Desafios na Engenharia: Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Empreendedorismo”.

O gerador de cloro é responsável pela produção do hipoclorito de sódio, agente usado no processo de desinfecção da água. Com a produção própria, não haverá a necessidade de aquisição de grandes estoques, nem mesmo ficar na dependência de entrega de terceiros. Sem o transporte, o residual do agente desinfetante se mantém de forma mais estável, garantindo assim o atendimento aos padrões de potabilidade, conforme determinado pelos órgãos competentes.

“A segurança operacional do abastecimento foi o principal intuito para investirmos na instalação do sistema de geração de cloro. Recentes estudos apontam que a solução de geração de cloro tem maior potencial oxidante, tendo eficácia superior em relação aos demais métodos de cloração. Estamos buscando sempre aperfeiçoar nossas entregas para a população”, destacou a coordenadora de Tratamento da Água da Aegea Rondônia, Milena Albuquerque.

Mais sobre o processo de desinfecção

Com o investimento feito em tecnologia, as unidades da Aegea em Rondônia ganharam mais autonomia gerando sua própria solução oxidante para a desinfecção da água. O processo de eletrólise da salmoura usa apenas três matérias-primas – o cloreto de sódio (sal de cozinha), a água e a eletricidade. A partir deles é produzido o hipoclorito de sódio, componente usado para realizar a desinfecção da água, tornando-a potável.

Saneamento acompanha crescimento da cidade

Pela inovação no estado, estudantes foram conhecer o sistema gerador de cloro da Águas de Ariquemes no fechamento da semana do 2° Simpósio de Arquitetura e Urbanismo. O evento da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Unifaema, teve como tema “Desafios na Engenharia: Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade e Empreendedorismo”.

A concessionária recebeu acadêmicos para uma visita técnica à estação de tratamento de água e apresentou o novo sistema gerador de cloro. Luan Pupim, acadêmico do 9º ano do Curso de Engenharia Civil, ficou surpreso com o sistema gerador de cloro. “Ariquemes está crescendo com grandes investimentos em diversas áreas e é muito bom saber que o saneamento está acompanhando a evolução”, disse.