edição 36 | julho 2022

PROLAGOS

MAIS EFICIÊNCIA

Caminhão a vácuo com alta potência reforça operações na Região dos Lagos

Supercaminhão a vácuo reforça operações em esgotamento sanitário na Região dos Lagos.

Texto: Janaína Novellino

A Região dos Lagos, no interior do Rio de Janeiro, é repleta de cenários encantadores e natureza exuberante. Mas a areia fina das belas praias, aliada aos fortes ventos que incidem na região, acaba penetrando nas galerias de drenagem pluvial e é levada para as redes coletoras de esgoto, por conta do modelo de coleta em tempo seco. Para reforçar as manutenções no sistema de esgoto dos cinco municípios atendidos na região, a Prolagos acaba de investir em um equipamento que dará ainda mais agilidade nas operações: um “supercaminhão”.

O veículo de sucção a vácuo possui maior capacidade de estoque de água e conta com uma bomba com o dobro de potência. O equipamento executa lavagens de alta pressão; limpezas em manutenção das estações de tratamento de esgoto (ETE), elevatórias e poços de visita; sucção e transporte de resíduos líquidos pastosos e granulados. Com tantos atributos, o “supercaminhão” se tornou o queridinho da equipe de esgoto da concessionária e já ganhou até um apelido: “Fenômeno”.

Resultados surpreendentes

Com um braço mecânico, o equipamento facilita a execução das atividades e é capaz de acessar espaços mais profundos sem que os operadores precisem ficar direcionando a mangueira de sucção, oferecendo maior segurança aos profissionais. “Um dos pontos que nos chamaram a atenção foi a capacidade de aspirar materiais. Aqui na região, somos cercados por praias e encontramos muita areia nas tubulações, que pode obstruir o sistema. Diferente dos demais caminhões, este consegue capturar tanto a areia molhada quanto seca, tornando o nosso serviço ainda mais eficiente. É realmente surpreendente”, comenta Celeste Lemos, coordenadora de Operações de Esgoto, explicando o apelido.

Além da limpeza das ETEs, o caminhão também irá atuar na limpeza dos mais de 150 km de rede separativa de esgoto já implantados nas cidades da área de concessão da Prolagos e, possivelmente, em apoio aos municípios na manutenção das galerias pluviais. “A aquisição do ‘supercaminhão’ está alinhada ao projeto de ampliação de todo o sistema de esgoto dos municípios operados pela Prolagos. Nos próximos cinco anos, iremos investir mais de R$ 340 milhões no setor, garantindo que 50% da população seja atendida por rede separativa de esgoto, com a implantação de, aproximadamente, 520 km de rede coletora de esgoto”, ressalta José Carlos Almeida, diretor-executivo da concessionária.