edição 36 | julho 2022
Obras em Sorriso.
Atendimento itinerante em Sinop.
Extensão de rede em Novo Progresso.
Texto: Thais Tomie
Investir e ampliar a capacidade hídrica em Sorriso (MT) é um dos principais compromissos firmados pela concessionária da Aegea na cidade junto à comunidade. A Águas de Sorriso entregou, no primeiro semestre, um conjunto de obras e melhorias para acompanhar o contínuo crescimento da cidade.
Faz parte dele o novo reservatório do sistema Bela Vista, que conta com capacidade para um milhão de litros de água. Projetado em aço-carbono para garantir alta durabilidade, foi construído de acordo com as normas técnicas com total segurança e qualidade.
Novo reservatório do sistema Bela Vista tem capacidade para um milhão de litros de água.
O projeto da Águas de Sorriso contempla ainda a implantação de uma adutora para interligar a rede existente ao reservatório. Com os investimentos, o abastecimento foi setorizado por região. A setorização viabiliza que haja regularidade no fornecimento, ou seja, vai ter água na torneira todos os dias.
O risco de faltar água é mitigado também pelo aumento da disponibilidade hídrica do reservatório e por causa da flexibilidade que o sistema ganhou, pois as melhorias trazem mais autonomia na operação. Os investimentos são um reforço aos serviços para 21 bairros de Sorriso.
“Estamos ampliando hoje, já pensando nas futuras gerações. Vamos garantir mais água tratada com qualidade para a população em Sorriso a fim de que a comunidade continue sendo atendida com regularidade, principalmente nos períodos de estiagem, em que o consumo é ainda maior”, frisou o supervisor da Águas de Sorriso, Alessandro da Silva
Águas de Sorriso (MT) terá abastecimento ampliado com novo poço.
O distrito de Primavera, distante 40 km do município de Sorriso (MT), passa a contar com um novo poço tubular profundo. A estrutura conta com aproximadamente 100 metros de profundidade e beneficia 5.000 pessoas que moram no distrito atualmente. A obra foi realizada em tempo recorde: menos de 24 horas.
“Tivemos uma série de situações que prejudicaram o fornecimento de água, e atuamos rápido para não perder o poço tubular profundo já existente no distrito. Em paralelo, mapeamos e iniciamos a perfuração de um novo poço. O distrito passa a contar com dois poços para melhor atender a todos, pois o investimento garante maior segurança operacional ao sistema”, afirma o coordenador da Águas de Sorriso, Lucas Alves.
Lucas explica ainda que, para colocar o novo poço tubular profundo em operação, a equipe da concessionária realizou descargas na rede, operação que elimina resíduos e impurezas antes de interligar a rede de distribuição. “O novo poço irá servir em uma emergência, evitando transtornos. Ajuda também no período da estiagem”, pontuou Rosilene Reginato, representante da subprefeitura do distrito de Primavera.
Na zona leste da cidade, cerca de 300 metros de extensão de rede foram implantados para atender a população de sete bairros.
“Sabemos que o período de estiagem se aproxima e, por esse motivo, seguimos investindo, ampliando e melhorando o sistema de abastecimento do município para proporcionar maior segurança e eficiência operacional, garantindo assim que mais de 6 mil pessoas dessa região continuem recebendo água tratada com qualidade diariamente”, pontuou o supervisor da Águas de Sorriso, Alessandro da Silva.
Parceria com Secretaria Municipal de Saúde leva serviços a quatro bairros da cidade.
Duas frentes de trabalho, vazamento e recomposição de asfalto, estiveram presentes durante os quatro primeiros meses do ano em cinco bairros do município. “Nossas equipes estão qualificadas em atuar com celeridade nessa força-tarefa para garantir o menor transtorno possível aos moradores, evitando novos vazamentos de água no município”, disse a coordenadora da Águas de Sinop, Moniky Santiago.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Águas de Sinop levou seu serviço de atendimento itinerante a quatro bairros da cidade. A ação teve atividades voltadas a saúde, atendimento e recreação para as crianças. A equipe da concessionária ficou disponível para tirar dúvidas e oferecer serviços como troca de titularidade, atualização cadastral, negociação de débitos, pedidos de ligações novas, remanejamento de hidrômetros e orientações sobre o consumo.
O atendimento itinerante aproxima a população dos serviços prestados pela concessionária. “Alguns bairros são mais afastados do centro, por isso optamos em trazer nossas equipes, não só operacional, mas também o atendimento, para conciliar nossas ações de relacionamento com a população, proporcionando um atendimento mais humanizado com a comunidade”, disse o diretor-presidente da Águas de Sinop, André Bicca.
Durante a ação, a equipe operacional da Águas de Sinop realizou serviços de manutenção nas ruas. O presidente da associação de moradores do Camping Clube, Carlos de Jesus Neto, agradeceu a disponibilidade da concessionária. “Iniciativa boa para a comunidade, pois muitas pessoas não têm condição de se deslocar até o centro da cidade. Referente à manutenção, sempre que a associação solicita algum serviço, o atendimento acontece de forma rápida e ágil”, pontuou.
Rede de abastecimento ampliada já beneficia moradores.
Mais de 180 metros de extensão de rede no primeiro semestre beneficiam os moradores de dois bairros do município. “Essas obras vão garantir uma maior eficiência ao sistema de abastecimento”, afirma o coordenador regional da Águas de Novo Progresso, Iury Kols.