edição 36 | julho 2022
Elevação de rede em áreas alagadas.
Trabalho da Águas de Manaus evita contaminação da água tratada.
Texto: Adan Garantizado
O serviço da Águas de Manaus (AM) no período de cheias consiste em elevar as tubulações da rede que abastecem as casas das áreas alagadas para que os tubos não tenham contato com a água contaminada do rio e de igarapés. A estrutura é provisória e as equipes acompanham todo o processo de cheia e vazante do rio para que, ao fim, façam uma nova estrutura de abastecimento.
Bairros das zonas sul e oeste da cidade foram contemplados pelo serviço, que já elevou mais de 2.000 metros de tubulações, alcançando cerca de 1,3 mil pessoas, entre crianças, adultos e idosos. Este é o segundo ano consecutivo que a Águas de Manaus atua nessas áreas alagadas.
“Desde que chegamos a Manaus, tivemos o cuidado de entender a geografia local para adequarmos nossos serviços da melhor forma, a fim de beneficiar a população. Nossa meta é levar saúde e dignidade para esta comunidade vulnerável”, destacou o diretor-presidente da concessionária, Thiago Terada.
O trabalho iniciou na segunda quinzena de abril e teve como base um mapeamento feito pela empresa no ano de 2021, quando o Rio Negro atingiu índice histórico. Com a elevação da estrutura das redes de distribuição, a empresa evita o contato das tubulações com a água contaminada do rio e ainda facilita o trabalho de manutenção das equipes que atuam diariamente nas ruas de Manaus.
Todo este cuidado é para garantir que a água chegue à torneira da população com a mesma qualidade que sai do centro de distribuição. A Águas de Manaus mantém um rigoroso controle de qualidade na água que produz. Diariamente é realizada uma média de 800 testes para garantir que a água esteja dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, ou seja, que a água fornecida pela concessionária possa ser ingerida diretamente da torneira pelos manauaras.
Além de água tratada, os moradores de áreas vulneráveis também recebem uma grande ajuda, que faz a diferença no orçamento familiar: o Auxílio Manauara. Por meio dele, a Águas de Manaus concede 50% de desconto no valor das faturas para famílias de menor renda. Atualmente, 90 mil famílias são alcançadas pelo programa. A meta é atender 100 mil famílias, que é o equivalente a 500 mil pessoas, e transformar Manaus na capital brasileira com a maior parcela de população beneficiada com a Tarifa Social.