edição 35 | abril 2022

PROLAGOS

PLANO VERÃO

Investimentos garantem abastecimento mesmo com aumento do turismo

Prolagos registra queda de 59% no número de atendimentos nas lojas.

Texto: Janaína Novellino

As belezas naturais e o clima ensolarado da Região dos Lagos (RJ) atraem visitantes de diversos lugares do mundo todo que, tradicionalmente, lotam as cidades na alta temporada. Neste ano, mais de 1,2 milhão de pessoas passaram pela região, número 20% maior do que no mesmo período do ano passado, quando os municípios receberam cerca de 1 milhão de turistas.

Em razão desse crescimento, os meses do verão são os mais desafiadores para os prestadores de serviços públicos. Mesmo com o aumento populacional, a Prolagos registrou queda de 48% nas reclamações de abastecimento, entre 21 de dezembro e 21 de janeiro. As demandas pontuais contaram com fornecimento de água por meio de caminhões pipa, serviço que também registrou queda de 48% nessa temporada. Com o abastecimento ainda mais eficiente, o serviço de atendimento ao cliente também registrou queda: 59% nas lojas comerciais e 30% no Call Center.

“O verão traz um grande desafio por conta da mudança do consumo em função do aumento populacional. É por isso que, quando termina um verão, começamos a nos preparar para o próximo. Essa queda é resultado da dedicação de todos os nossos colaboradores e da execução do Plano Verão, um conjunto de ações que promovemos durante o ano inteiro com a realização de obras, manutenções e aquisições de equipamentos”, pontua José Carlos Almeida, diretor-executivo da Prolagos.

Ao longo de 2021, a concessionária revitalizou e instalou novas estações de bombeamento (boosters) para reforçar a pressão nas tubulações e aperfeiçoar o abastecimento nos pontos mais distantes e elevados das cidades; aumentou ainda mais a segurança operacional com a ancoragem da balsa responsável pela captação de água na Lagoa de Juturnaíba; e também reforçou o abastecimento de água com a troca do sistema de filtros de água da estação de tratamento de água (ETA). A companhia também investiu na modernização da tecnologia de contadores de veículos, que funcionam por meio de câmeras aliadas a softwares de inteligência artificial, registrando o fluxo de veículos em pontos estratégicos das vias de acesso aos municípios da área de concessão, calculando a entrada e saída de pessoas. Além disso, o sistema passou a contar com mais uma adutora, o que facilita a macrodistribuição para os municípios.

Moradores com água na torneira o tempo todo

Interligação de adutoras melhorou o abastecimento durante a alta temporada.

Todos esses investimentos, aliados ao consumo inteligente e à reservação da água em cisternas e caixas d’água, foram decisivos para que moradores como o Edimilson Nunes, do bairro Colinas, em São Pedro da Aldeia, pudessem aproveitar o verão sem preocupações. “Antes, eu precisava levantar de madrugada para ligar a bomba a fim de que a água tivesse força suficiente para chegar à minha cisterna. Neste ano, depois que a Prolagos instalou a estação de bombeamento no meu bairro, tenho água na minha torneira o dia inteiro”, ressalta.

Para orientar os moradores, a Prolagos lançou a campanha “Pega a Visão do Verão”, com orientações sobre consumo inteligente. Para passar as principais mensagens, a concessionária convidou o operador de estação de tratamento de esgoto de Arraial do Cabo, Paulo Roberto Ferreira, o “Paulão”, autor da música-tema que inspirou a campanha. Além de estrelar as peças publicitárias que foram veiculadas em TVs, jornais, sites, redes sociais, Paulão também deu voz ao jingle nas rádios.