edição 35 | abril 2022
Texto: Thais Tomie
Com investimentos em ações de melhorias, a Águas de Primavera (MT) tem desenvolvido um importante trabalho para garantir o crescimento econômico da cidade e modernizar os serviços prestados à população. Na lista de investimentos, está a perfuração de um novo poço tubular profundo com vazão de 42 mil litros de água por hora. Com o investimento, a região do Distrito Industrial IV – Adivino Castelli passa a receber água tratada de qualidade e terá acesso à rede de esgoto tratado.
A previsão é de que a obra esteja pronta para operação até o fim do primeiro semestre. A iniciativa faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em março do ano passado entre a prefeitura, a Águas de Primavera, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) e a Agência de Regulação (Ager Barra).
No distrito, ainda será construído um reservatório com capacidade para armazenar 260 mil litros de água. O planejamento prevê ainda a implantação de 2.200 metros de rede de distribuição de água para toda a região. As obras contam com investimento da ordem de R$ 6,5 milhões. Segundo o coordenador da Águas de Primavera, Sérgio Campos, as intervenções realizadas pela concessionária trazem inúmeros benefícios, movimentando áreas da indústria, do comércio e do setor de serviços.
“Os investimentos vão garantir a saúde e o bem-estar aos profissionais que atuam na região, além de contribuir para uma produção industrial sustentável. É mais um trabalho importante que vai fazer a economia de Primavera do Leste prosperar, com infraestrutura adequada para a implantação de empresas que geram empregos, renda e recursos para o município”, pontua.
Ele ainda destaca que o objetivo da concessionária é garantir a eficácia no serviço a fim de que a região tenha toda infraestrutura necessária para oferecer à população água tratada com qualidade e regularidade. “Estamos focados em proporcionar o melhor atendimento ao distrito. As melhorias representam o compromisso da concessionária em atender todos os setores da sociedade e impulsionar o crescimento sustentável, além de ampliar a oferta de água tratada e garantir maior segurança no controle da operação”, explica o coordenador.
Para oferecer apoio logístico para o Corpo de Bombeiros, a Águas de Primavera realizou a instalação de dois novos hidrantes no Distrito Industrial José de Alencar e um na Rua do Comércio, no Parque Industrial. A iniciativa aumenta a segurança em vários pontos estratégicos na cidade, além de proporcionar condições técnicas adequadas para uma rápida resposta dos bombeiros em eventual sinistro.
O coordenador da Águas de Primavera, Sérgio Campos, explica que o objetivo é servir de ponto de abastecimento para os veículos da corporação. No total, a parceria vai viabilizar a instalação de 32 equipamentos na cidade. “Os hidrantes atenderão todas as normativas exigidas pelos bombeiros, tanto as de pressão quanto de vazão. Vamos proporcionar todas as condições possíveis para assegurar o procedimento de reabastecimento das viaturas. Assim, a corporação terá acesso a um volume maior de água disponível para utilizar quando for necessário”, pontuou.
Segundo o capitão Bruno Iop Rebouças, comandante da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar, com o crescimento acelerado de Primavera do Leste a instalação de novos hidrantes em pontos estratégicos, como no Distrito Industrial José de Alencar, vai contribuir muito com o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar em diversas situações.
“Os distritos industriais são pontos sensíveis para nós, pois é onde as edificações de maior risco de incêndio estão localizadas. E, em caso de algum incidente, é onde a demanda de água para combate vai ser maior. Logo, esses novos pontos de abastecimento para nossa viatura vão contribuir muito na prática, reduzindo o tempo que nós levaríamos para abastecer em caso de necessidade e, consequentemente, os prejuízos para a sociedade. O Corpo de Bombeiros Militar vê com muito bons olhos essas medidas que estão sendo executadas pela Águas de Primavera”, destacou o capitão.
Os hidrantes urbanos são de uso exclusivo do Corpo de Bombeiros, que utilizam os equipamentos como ponto de abastecimento das viaturas de combate aos incêndios. Atualmente, Primavera do Leste conta com sete hidrantes instalados na cidade. A Águas de Primavera é responsável por mapeamento, instalação e manutenção dos equipamentos nas vias públicas.