edição 35 | abril 2022

AEGEA MT2

SERVIÇOS ALÉM DO BÁSICO

Com 100% de rede de água tratada, Barra do Garças recebe melhorias

Texto: Thais Tomie

A implantação de um reservatório de 500 mil litros de água e outras melhorias fazem parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Águas de Barra do Garças (MT) para garantir maior segurança operacional na distribuição de água potável à população. A nova estrutura foi projetada em aço-carbono para garantir alta durabilidade, de acordo com as normas técnicas.

Segundo o coordenador Regional da Águas de Barra do Garças, Filipe Augusto Vieira, a obra representa mais um avanço na prestação de serviço para os moradores. “Além da segurança estrutural do sistema, a unidade tem como objetivo manter a qualidade da água distribuída e acompanhar o desenvolvimento do município. Com isso, a concessionária reforça o compromisso em oferecer saúde e qualidade de vida para a população”, destaca.

Na lista ainda se contemplam melhorias operacionais na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Garças. A estrutura ganhou um novo módulo de tratamento completo, formado por calha parshall, floculador mecânico, decantador lamelar de alta taxa e filtro. O novo módulo já está em operação e amplia a capacidade de produção de 144 mil litros a mais de água por hora, um acréscimo de 20% na produção atual, aumentando a performance de operacionalização no tratamento, mantendo a qualidade da água que chega às residências da população.

Segundo o coordenador, a concessionária trabalha constantemente pela melhoria dos serviços, atendendo a demanda dos moradores e investindo em infraestrutura para melhorar as condições do fornecimento em todas as regiões da cidade. “Os trabalhos em aprimorar o sistema de abastecimento de água e implementar melhorias constantes demonstram nosso compromisso com o município. Nosso objetivo é garantir um desempenho eficiente do sistema e entregar serviços com qualidade para a população”, frisa.

Ele reforça que a concessionária tem realizado ações contínuas para aumentar o nível de segurança no controle da operação do sistema de abastecimento da cidade. Entre as ações, houve a realização de importantes obras e serviços de manutenção nos últimos meses. As melhorias abrangem os processos de implantação e troca de tubulações e de bombas, modernização no sistema de captação do Rio Garças, como a troca de painéis elétricos, instalação de gerador de energia, manômetro individual nas bombas e macromedidores, interligação de rede de distribuição no Sena Marques e a construção de dois novos reservatórios de água, projetados para garantir mais segurança hídrica.

Em Barra do Garças, 100% da população que reside em área urbana tem acesso à água tratada. Para garantir a qualidade e atender a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determina os padrões de água para consumo humano no Brasil, a Águas de Barra do Garças exerce um rigoroso controle no processo de tratamento e distribuição de água por meio de análises em laboratório. O monitoramento de qualidade da água começa desde a captação até a rede de distribuição nos bairros.