edição 35 | abril 2022
Texto: Thaiane Paes
Água tratada com qualidade reflete diretamente na saúde pública, garantindo condições mais saudáveis de vida para a população, e este é um dos principais compromissos da Águas de Marcelândia. A concessionária realizou a troca de equipamentos da estação de tratamento de água da cidade. A substituição na ETA Marcelândia vai proporcionar aumento de produção de água para os moradores e uma melhora bastante significativa ao sistema de abastecimento. “Com a troca completa por um material moderno e completamente novo será possível garantir ainda mais qualidade no tratamento, proporcionando maior volume e regularidade no fornecimento da água para todo o município”, afirma o supervisor da Águas de Marcelândia, Jair Thomaz.
A equipe operacional da Águas de Vera realizou obras importantes que garantem a melhora e o reforço no abastecimento de água. A nova extensão da rede de água no centro da cidade vai beneficiar mais de 150 famílias da região. “Seguimos acompanhando o contínuo crescimento do município. Obras como essa irão refletir de forma positiva para que a população receba em seus endereços água com qualidade e regularidade. Elas vão garantir um reforço importante também no período de estiagem, quando o consumo é ainda maior e a incidência de chuvas é abaixo do normal”, pontuou o supervisor da Águas de Vera, Alessandro Silva.
Buscando garantir o compromisso junto à população em Matupá, a concessionária adquiriu um novo booster – equipamento responsável por realizar a elevação e a pressurização de redes de abastecimento de água. O equipamento será instalado ainda neste primeiro semestre, beneficiando diretamente três bairros da cidade. O booster garante a pressão e a vazão reguladas por meio de um dispositivo eletrônico e eletromecânico.
“Nosso cronograma de obras e investimentos já contemplava esse equipamento para Matupá, tudo isso pensado e estudado para poder suprir a demanda atual e de futuras gerações do município com responsabilidade e regularidade. Outra vantagem é a de recuperação mais rápida e eficiente em situações emergenciais em nosso sistema, sem gerar danos ou transtornos para a comunidade”, afirma o supervisor da Águas de Matupá, Licélio Plizzari.
A Águas de Sorriso deu início em março às obras de um novo reservatório de água para o sistema Bela Vista. A estrutura conta com capacidade para um milhão de litros de água. O tanque foi projetado em aço-carbono para garantir alta durabilidade e as chapas e os perfis são feitos de acordo com as normas técnicas. Será implantada ainda uma nova adutora para interligar a rede ao reservatório com setorização da região. O investimento será um reforço ao sistema atual.
“Estamos ampliando hoje, já pensando no futuro da cidade. Vamos garantir mais água tratada com qualidade para a população em Sorriso, garantindo assim que a comunidade continue sendo atendida com regularidade. Nossas equipes seguem atuando de forma incansável para elevar o índice de saneamento básico no município”, pontuou o supervisor da Águas de Sorriso, Alessandro Silva.
A equipe operacional da concessionária realizou importantes ações no sistema de captação do município. Uma delas foi a troca da balsa. As melhorias vão gerar um incremento de produção de 50 metros cúbicos de água por hora. Trazem também mais segurança e eficiência ao sistema. “Um benefício para toda a comunidade. Com essa melhoria será possível adequar a capacidade de captação de água bruta, zelando pela eficiência energética e segurança operacional. Seguimos atuando para entregar, diariamente, água tratada com qualidade e regularidade”, pontuou o coordenador Regional da Águas de Novo Progresso, Iury Kols.