edição 35 | abril 2022
Texto: Thaiane Paes
A prefeitura municipal e a Águas de Matupá (MT) realizaram, no mês de fevereiro, a inauguração de uma das mais importantes obras de saneamento do município: a Estação de Tratamento de Esgoto Matupá. Em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados de construção, a estrutura vai tratar 15 litros de esgoto por segundo e atuará com o que há de mais moderno em tecnologias voltadas para o saneamento.
Além da ETE, a concessionária construiu mais de 36 metros de rede de coleta de esgoto, coletores-tronco, estações elevatórias e linhas de recalque. O sistema de coleta e tratamento de esgoto estará disponível para quatro bairros da cidade, beneficiando 70% da população da cidade.
O diretor-executivo da Águas de Matupá, Leonardo Menna, destacou a importância da conexão à rede pelos moradores. “O tratamento do esgoto é fundamental para o planejamento urbano, a qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade socioambiental. Estamos confiantes e esperamos que haja uma adesão por parte da população. Esgoto coletado e tratado melhora a saúde pública”, frisou.
“Estamos cumprindo um compromisso firmado junto ao Ministério Público Estadual, à Prefeitura de Matupá, Câmara de Vereadores e toda a municipalidade. Toda a estrutura visa à minimização dos impactos ao meio ambiente, pois obras de esgoto são um patrimônio da cidade, um bem público que garantirá a qualidade de vida de toda a população e das futuras gerações”, comemorou Eduardo Lopes, diretor-presidente da Águas de Matupá.
A inauguração da ETE Matupá foi realizada respeitando todas as orientações dos órgãos de saúde em razão da pandemia da COVID-19. A solenidade contou com a participação de vereadores, representantes do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, técnicos da Ager, diretoria e colaboradores da concessionária.