edição 35 | abril 2022
Texto: Aline Cardias
Antes da ação preventiva, a região concentrava 20% dos atendimentos relacionados à desobstrução das redes coletoras em Canoas (RS). Com uma população estimada em 70 mil moradores, o Guajuviras é o maior bairro do município, que também é o mais populoso dos nove atendidos pela Ambiental Metrosul na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em três meses de trabalho intensivo no local, a quantidade de solicitações para serviços desse tipo teve queda de 46%. As equipes de serviços atuaram em 210 ruas, sendo que 19 quilômetros de rede e 260 poços de visita (PV) foram verificados e receberam manutenção.
As vistorias também apontaram que o mau uso das redes ainda é a principal causa de problemas no sistema de esgoto. Entre os principais está o acúmulo de óleo nas tubulações. Lixo doméstico como plástico, latinhas, garrafas PET e embalagens também são um problema. “A quantidade de lixo retirada diariamente das tubulações durante a ação preventiva foi muito grande, por isso a alta incidência de obstruções no bairro”, comenta o coordenador dos trabalhos de manutenção, Claudemir Braga.
O acúmulo de lixo, o despejo de gordura nas tubulações e as ligações indevidas da rede pluvial também prejudicam a eficiência do sistema. Em 2021, foram mais de 7,5 mil atendimentos relacionados a vazamentos, desobstruções e limpeza das redes nas nove cidades. Também foram verificadas infiltrações, fissuras e outras avarias nas redes, fazendo com que as equipes atuassem preventivamente com os reparos necessários, evitando ocorrências futuras.
As intervenções preventivas integram a rotina de manutenção das redes de esgoto em todos os municípios atendidos pela Ambiental Metrosul. Mas é importante a mudança de hábitos da população. “Vamos continuar trabalhando nas ações de prevenção, mas para que a redução das ocorrências seja permanente é fundamental que cada um faça a sua parte, utilizando corretamente a rede de esgoto”, disse.