edição 35 | abril 2022
Texto: Jefferson Gonçalves
Depois de implantar 80 quilômetros de rede de coleta de esgoto, a Águas Guariroba (MS) vai continuar investindo para que a capital tenha os serviços universalizados. Em 2022, mais 60 quilômetros de rede nova estão no cronograma de obras. As ações da concessionária seguem acompanhando a ampliação de infraestrutura do município: a rede de esgoto é implantada após a tubulação de drenagem urbana e antes da pavimentação das vias.
Conforme Murilo Siqueira, gerente de Engenharia da empresa, as obras de implantação da rede de esgoto utilizam de “método não destrutivo” (MND) durante a execução. Entre as vantagens da técnica está o uso de máquinas com menor impacto ambiental. Além disso, as equipes seguem as conformidades das leis de sustentabilidade, sendo uma ótima solução para as obras que envolvem as redes de esgoto em qualquer região.
De acordo com o Instituto Trata Brasil, o saneamento básico traz inúmeros benefícios para as cidades e para a população: melhora os indicadores de educação, visto que com acesso a esses serviços há redução nos índices de atraso escolar; há valorização imobiliária, já que um imóvel conectado à rede de esgoto pode ter seu valor elevado em quase 14%; geração de emprego e renda e redução de doenças, principalmente doenças de veiculação hídrica.