edição 35 | abril 2022
Texto: Jefferson Gonçalves
Além de duas novas bombas de água, sendo uma de reserva, todo o sistema hidráulico da maior unidade da Águas Guariroba (MS) foi renovado. Como resultado, a capacidade de bombeamento aumentou de aproximadamente 315 mil litros por hora para 400 mil litros, um ganho expressivo em produção para atender a comunidade.
A elevatória de água é responsável por bombear a água para um reservatório que garanta o volume contínuo. É composta por um conjunto de motobombas; um reservatório; um painel de controle e comando de energia elétrica junto com conjuntos de telemetria para fazer a comunicação com outras unidades.
A unidade também se conecta com o Centro de Controle Operacional (CCO), de onde a Águas Guariroba monitora, de forma remota, todo o sistema de saneamento de Campo Grande. Além de atender aos moradores do bairro Universitário, a unidade opera também para abastecer quatro bairros da região.
Com as intervenções, aumentou ainda a confiabilidade do sistema, que tem agora um novo transformador para o processo de tráfego de alimentação de energia elétrica. A bomba reserva instalada na unidade reforça ainda mais a segurança operacional, uma vez que o equipamento é programado para ser acionado em manutenções da principal, evitando eventuais paradas no abastecimento.
Toda a parte hidráulica da elevatória foi renovada com a instalação de novos barriletes e dispositivos para seccionar as linhas de recalque de forma individual, o que também garante manutenções nas bombas sem a necessidade de paralisação da unidade.
As melhorias envolveram mais de 15 técnicos eletromecânicos e operacionais da Águas Guariroba. “Não medimos esforços para investir em otimizações de processos e agregar recursos que melhoram a vida da população. Tratamos tudo com muito carinho e entusiasmo, levando qualidade de vida e saúde para as pessoas”, destacou o engenheiro eletricista Pedro Marcucci, coordenador de Eletromecânica da concessionária.
“Estamos investindo da melhor maneira, fazendo com que o processo possa se tornar cada vez mais seguro, eficiente, disponível e confiável. São ações que nos levam a ser uma empresa que faz a diferença”, concluiu Marcucci.
As equipes de Eletromecânica e Apoio Operacional da Águas Guariroba deram início ao novo sistema de abastecimento do Coophavila, um dos maiores bairros da cidade. A unidade possui alta capacidade de produção de água, com volume de até 350 metros cúbicos por hora.
Para garantir a manutenção do abastecimento, o sistema tem duas bombas elevatórias, sendo uma como backup para ações de apoio e outra em produção contínua para levar a água até pontos de necessidades estratégicas. O sistema é também monitorado por dispositivos e sensores, podendo aumentar ou diminuir a vazão de água, em um trabalho focado na melhor utilização do recurso natural e na eficiência energética e operacional.