edição 34 | janeiro 2022
Texto: Márcia Rocha
A partir da atuação em áreas recém-regularizadas, a Águas de Teresina (PI) realiza a implantação de redes de abastecimento de água e contribui para a melhoria das condições sanitárias de famílias em situação de vulnerabilidade econômica da capital piauiense.
Os moradores do Parque Novo Torquato Neto, na zona sul de Teresina, foram os primeiros a ser contemplados com um novo sistema de abastecimento de água, em 2021, recebendo 4 mil metros de rede, que hoje abastecem com qualidade e regularidade cerca de 2 mil pessoas na localidade.
Daiane Ferreira, que mora há seis anos no residencial, comenta a dificuldade que a comunidade tinha em obter água. “Antes, não tínhamos água todos os dias, porque era um sistema de gambiarra, que, quando quebrava, a gente mesmo tentava arrumar e nem sempre dava certo”, conta.
“Saíamos com os baldes à procura de água e, quando conseguíamos, era suja e inadequada para o consumo. Hoje a situação é diferente. A Águas de Teresina mudou nossa rotina, proporcionando água todo dia e de qualidade”, relata a moradora.
O residencial Recanto dos Pássaros, na zona sudeste de Teresina, se prepara para receber um novo sistema de abastecimento de água. Serão instalados 3,2 mil metros de rede na região, suficientes para abastecer cerca de 1.500 pessoas na localidade.
Fruto de planejamento estratégico, as obras visam aprimorar ainda mais o sistema de abastecimento de água na cidade de Teresina. “Nosso trabalho acompanha o crescimento populacional da cidade, contemplando, necessariamente, as áreas recém-regularizadas pela prefeitura municipal”, afirma o diretor-executivo da Águas de Teresina, Fernando Lima.
Segundo ele, a partir das melhorias no sistema de abastecimento das localidades, o propósito da Águas de Teresina é dar dignidade a essas famílias, gerando saúde e qualidade de vida para as crianças e famílias em geral.