edição 34 | janeiro 2022
Texto: Joana Gall
O número de habitantes da cidade – 20 mil, segundo estimativas do IBGE – se multiplica em até 14 ou 15 vezes durante a temporada de verão. “Depois da conclusão do novo sistema de abastecimento, que busca água bruta há 27 quilômetros de distância e fornece água tratada para um número realmente expressivo de moradores e turistas, não poderíamos esperar nada menos do que sanear Bombinhas com um moderno sistema de tratamento de esgoto”, afirma.
O cronograma de obras foi dividido em duas partes, pensando no melhor fluxo do trânsito e no bem-estar dos visitantes e moradores. Na primeira etapa do cronograma, a Águas de Bombinhas concluiu a instalação da rede de esgoto em ruas dos bairros Centro e José Amândio. As obras seguiram também o planejamento da prefeitura municipal, iniciando pelas ruas que serão pavimentadas pelo Poder Público.
No primeiro momento, mais de 2 mil metros de tubulações foram implantados. As obras serão retomadas tão logo se encerre a temporada de verão. Para 2022, além da continuação das instalações da rede de esgoto, o cronograma conta também com o início da construção da nova estação de tratamento de esgoto.
Para o prefeito Paulo Henrique Muller, o “Paulinho”, o saneamento básico – e, dentro dele, o serviço de esgoto – é sinônimo de qualidade de vida para a população. “Vivemos um dia muito importante para Bombinhas. Nossa cidade, com mais de 39 praias, é um dos destinos mais procurados do Brasil. Sem dúvida nenhuma essa obra será uma das mais importantes da vida de todos nós. Até 2026 a cidade estará 100% saneada e é isso o que queremos para nossos moradores e nossos turistas”, afirma.
A implantação de um novo sistema de esgoto é uma conquista fundamental para Bombinhas, que atualmente possui 18% de coleta e tratamento dos efluentes. A cidade, reconhecida internacionalmente como capital nacional do mergulho, sai na frente quando o assunto é preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Para se ter uma ideia, a Região Sul do Brasil possui apenas 47% de coleta e tratamento de esgotos. Os dados foram divulgados pelo Instituto Trata Brasil no novo estudo “Saneamento e doenças de veiculação hídrica”, realizado com base no ano de 2019. Ainda de acordo com o estudo, quase 35 milhões de brasileiros vivem em locais sem acesso à água tratada e 100 milhões de pessoas sem acesso à coleta de esgoto.
“Nosso compromisso é transformar a realidade dos municípios onde atuamos e estamos honrados em fazer parte da história de Bombinhas, tornando essa linda cidade num município 100% saneado, com água e esgoto tratados. A saúde da população, o meio ambiente e o turismo serão os maiores beneficiados”, completa Reginalva.
A capacidade de tratamento da nova ETE, ao fim da implementação, será de 165 litros por segundo. Atualmente, Bombinhas possui 15 mil metros de rede de esgotamento. A previsão é de que sejam instalados mais de 153 mil metros de tubulações, um investimento extremamente significativo para a cidade.
O modelo adotado, de sistema de lodos ativados por bateladas, é um dos mais modernos já construídos no país. “O sistema de lodos ativados por bateladas já é reconhecido e de extrema confiança. A implantação ocorrerá em três módulos, sendo que cada um deles terá capacidade de tratamento de 55 litros por segundo”, explica Rodrigo Lacerda, diretor-executivo da Águas de Bombinhas.
Junto com as obras de esgoto nasceu também o Programa Bombinhas Saneada. Desenvolvido pelo setor de Comunicação da concessionária, tem o objetivo de divulgar todas as ações envolvendo as obras da cidade em diferentes frentes. Além das equipes de trabalho da empresa, vai divulgar também as belezas naturais da cidade e os benefícios que o esgoto tratado trará para o município.
“Temos diferentes inspirações para os investimentos que vêm sendo realizados em Bombinhas e nosso objetivo é deixar isso muito claro na comunicação com nossos visitantes e moradores. O município possui quatro praias com o selo Bandeira Azul, hospitalidade e turismo em franco desenvolvimento, além de uma gastronomia muito particular”, explica o gestor de Comunicação da empresa, Marco Antônio Campesatto.
Além de uma divulgação on-line do projeto, contando com conteúdos em sites, portais de notícias e no Facebook da empresa, o Bombinhas Saneada conta também com uma aproximação pessoal com a comunidade. As equipes vêm divulgando a obra – e a sua importância – por meio de visitas aos comércios e pontos turísticos, carros de som e entrega de flyers, por exemplo.