edição 34 | janeiro 2022
Texto: Janaína Novellino
Para os moradores da Região dos Lagos (RJ), os preparativos para começar bem a temporada do verão incluem a preparação dos imóveis para receber a estação mais quente do ano. Com o crescimento da demanda por água, a Prolagos também se preparou com antecedência e elaborou um plano de reforço no abastecimento.
Uma das estratégias é a campanha “Pega a Visão do Verão”, com orientações sobre o consumo inteligente. Para passar as principais mensagens, a concessionária convidou o operador de estação de tratamento de esgoto Paulo Roberto Ferreira, o “Paulão”, autor da música tema que inspirou a campanha.
Além de estrelar as peças publicitárias veiculadas em TVs, jornais, sites, redes sociais, Paulão também dá a voz ao jingle que circula nas rádios. Antes de atuar na ETE, Paulão trabalhou no projeto “Prolagos do Seu Lado”, em que eram oferecidas negociação de débitos, ligações de água e implantação de rede de abastecimento, surgindo daí a inspiração para a composição.
“Fiquei empolgado com o clima de irmandade entre os colaboradores e com o fato de o nosso trabalho levar tantos benefícios para a população, para o meio ambiente e para o desenvolvimento das cidades onde atuamos. Quando me chamaram para estrelar a campanha deste ano usando o funk que eu criei, fiquei muito feliz”, conta ele.
Para Paulão, é a realização de um sonho, de um projeto que já tinha há muito tempo. “Além de ajudar a levar água e saúde de vida, hoje também ajudo a levar informação para a população”, diz, orgulhoso. Nos materiais, como faz todos os anos, a concessionária alerta sobre a importância de manter as cisternas e caixas d’água cheias.
Outra orientação é sobre o registro do hidrômetro, que deve ficar aberto, principalmente antes da chegada dos turistas. Também é necessário limpar os reservatórios, verificar as boias e instalações hidráulicas, e se certificar de que a capacidade de reservação de água é suficiente para o número de pessoas que ficará no imóvel.
“Cada pessoa consome, em média, 200 litros de água por dia. Em uma casa com cinco pessoas, por exemplo, é necessária uma caixa d’água de 1.000 litros por dia. É importante que esses cuidados sejam adotados por toda a população para que todos tenhamos uma alta temporada sem preocupações”, explica o gerente de Operações da companhia, José Vicente Marino.
A Prolagos também se preparou com antecedência para reforçar o abastecimento de água nas cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. Ao longo de 2021, revitalizou e instalou novas estações de bombeamento (boosters) para aperfeiçoar o abastecimento nos pontos mais distantes e elevados das cidades.
A ancoragem da balsa responsável pela captação de água na Lagoa de Juturnaíba trouxe maior segurança. Agora, a concessionária reforça o abastecimento com a troca do sistema de filtros de água da ETA. Além disso, o sistema agora conta com mais uma adutora, tubulação de grande porte que transporta água, o que facilita a macrodistribuição para os municípios.
Outro investimento feito foi a modernização da tecnologia de contadores de veículos. Eles funcionam por meio de câmeras aliadas a softwares de inteligência artificial e registram o fluxo de veículos em pontos estratégicos das vias de acesso aos municípios da área de concessão, calculando a entrada e saída de pessoas.
“A alta temporada é um período aguardado pelos comerciantes, moradores e também por nós, prestadores de serviço. Por isso investimos em melhorias para que todos possam apreciar a estação com conforto e comodidade”, ressalta José Vicente.
Confira o vídeo da campanha: encurtador.com.br/lsxzG