edição 34 | janeiro 2022

PROLAGOS

SERVIÇOS BEM PRESTADOS

Com boa fiscalização e bom atendimento, concessionária mantém selo

Texto: Janaína Novellino

Com foco na busca pela melhoria contínua dos serviços prestados e satisfação dos clientes, os setores de Fiscalização e Atendimento da Prolagos mantiveram a certificação do selo ISO 9001:2015. O reconhecimento, conquistado após uma auditoria, avalia o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e sua eficácia, garantindo maior eficiência nos processos adotados pela concessionária e refletindo na qualificação do atendimento aos clientes.

A auditoria externa foi realizada pelo auditor líder Fabrício Assis Carvalho, da Fundação Vanzolini. Lojas da concessionária foram visitadas e um novo exame amostral do sistema de gestão foi feito, encerrando pendências deixadas nas avaliações anteriores. Processos, controles e registros foram avaliados para saber se a concessionária estabeleceu estratégias e ações para alcançar os objetivos traçados, bem como seus resultados.

Os setores de Atendimento ao Cliente e Fiscalização da Prolagos possuem certificação na norma ISO 9001 desde 2013 e 2015, respectivamente. A certificação é válida por três anos, mas anualmente a concessionária é reavaliada para a manutenção do selo. Durante a avaliação, um dos pontos positivos destacados pelo auditor foi o investimento feito nas unidades de atendimento ao cliente.

“Eu pude acompanhar toda a evolução que a empresa teve ao longo de nove anos. As lojas foram reformuladas, com implantação de sinalização tátil e avanço nas instalações. A empresa também investiu em sistemas de informática para suportar a gestão dos procedimentos e elaborou interfaces com informações de gestão para facilitar o acesso a dados, repercutindo na prestação do serviço prestado”, pontuou o auditor Fabrício Carvalho.

Mais sobre a norma

A norma ISO 9001:2015 é reconhecida internacionalmente e assegura a padronização e o controle dos processos, proporcionando qualidade, gestão e eficiência na prestação dos serviços. Para permitir um controle contínuo dos padrões dos procedimentos administrativos, buscando a cada dia mais eficiência, a Prolagos promoveu, em 2020, um treinamento para a formação de auditor interno em Sistema de Gestão da Qualidade.

Para melhor aproveitamento do conteúdo, foram selecionados funcionários de áreas estratégicas da companhia – Comercial, Operações de Água e Esgoto, Serviços, Recursos Humanos, Administrativo e Projetos. “Teremos auditores internos na concessionária para mapear pontos de melhorias e identificar os que já estão satisfatórios, permitindo uma melhor gestão da companhia como um todo”, afirma o diretor-executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

“Nosso foco é melhorar os processos para que possamos oferecer a cada dia serviços de excelência aos nossos clientes, levando mais desenvolvimento para as cidades, saúde e qualidade de vida para os moradores”, finaliza.

Outra unidade da Aegea também manteve a certificação, leia na página 20.