edição 34 | janeiro 2022

AEGEA MT2

ISO 9001

Gestão da Qualidade certificada pela terceira vez em Campo Verde (MT)

Texto: Thais Tomie

Pelo 3º ano consecutivo, a Águas de Campo Verde (MT) manteve a sua certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), referente à norma ISO 9001:2015. Foram três dias de auditoria externa em diversas áreas da concessionária, realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, certificadora credenciada pela IQNET (International Certification Network) e acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Pontos de destaque

A auditoria externa foi realizada de forma presencial pelo auditor Roberto Potenza. O representante da certificadora verificou pessoalmente diversos documentos, mapeamento de processos, implantação e/ou revisão de procedimentos e atividades desenvolvidas pela concessionária na prestação dos serviços de saneamento básico. Visitou a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio das Mortes –, avaliou o atendimento ao cliente, acompanhou a execução de uma ordem de serviço e o funcionamento do sistema de abastecimento e distribuição de água, entre outros processos.

Ao anunciar a recomendação de manutenção da ISO 9001:2015, o auditor fez sugestões de melhorias e apontou os pontos fortes da concessionária. “Um dos destaques que identifiquei dentro desse processo de auditoria foi a capacidade técnica da equipe. Outro ponto positivo foi o envolvimento dos colaboradores e da alta direção. A concessionária mostrou que está comprometida com o Sistema de Gestão da Qualidade, atendendo a todos os requisitos da norma e, principalmente, com a satisfação de seus usuários”, ressaltou o auditor Roberto Potenza.

Trabalho integrado

Para o gerente de Meio Ambiente e Qualidade da Águas de Campo Verde, Fernando Henrique Garayo, a certificação é resultado de um trabalho integrado que vem sendo realizado pela concessionária. “Ficamos muito felizes com essa conquista, fruto contínuo de investimentos e muita dedicação de toda a equipe. Meu agradecimento a todos os envolvidos”, disse.

Segundo a analista de gestão da qualidade Caroline Piva, o selo garante maior eficiência e interação nos processos internos e externos e reforça a preocupação da empresa no desempenho e na qualidade da entrega das suas atividades. “Esta é uma oportunidade para melhorar cada vez mais a prestação dos nossos serviços com segurança e eficiência”, avaliou.

“O atendimento à ISO é uma demonstração de que a concessionária está, de fato, comprometida em garantir a qualidade dos serviços com foco no cliente, pautados em padrões internacionais. Isso é fundamental para o desenvolvimento da empresa”, pontuou o diretor-presidente da Águas de Campo Verde, André Bicca.

Mais sobre a ISO

A norma ISO 9001:2015 do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é reconhecida internacionalmente e assegura a padronização e o controle dos processos, proporcionando qualidade, gestão e eficiência na prestação dos serviços. A certificação do SGQ foi conquistada pela Águas de Campo Verde em dezembro de 2019. As auditorias externas para recertificação na norma acontecem a cada três anos. E anualmente são promovidas auditorias internas, para avaliar a conformidade do SGQ, e externa, para garantir ou não sua manutenção.