edição 34 | janeiro 2022
Texto: Thais Tomie
Entre as ações preventivas e estratégicas implantadas pelas concessionárias da Aegea MT2 para garantir o abastecimento de água para a população estão o controle do volume de água distribuído e dos níveis dos reservatórios. Foram feitos investimentos nas estações elevatórias a fim de manter as pressões no fornecimento de água, agilizando a operação para garantir a regularidade do fornecimento.
“O compromisso com os moradores e com as cidades foi mantido em 2021. Em um ano de previsões desafiadoras, planejamos, investimos e entregamos obras que fizeram a diferença. Juntos, vencemos a maior seca dos últimos anos, garantimos o abastecimento e levamos água para toda a comunidade, construindo um futuro sustentável para todos”, reforça o diretor-presidente da Aegea MT2, André Bicca.
“Os investimentos realizados potencializam os sistemas e suprem a demanda de captação de água necessária para o fornecimento de água para os bairros. Temos o compromisso de abastecer a população com água tratada e de qualidade. Por isso trabalhamos com responsabilidade e modernos métodos de gestão para prestar um serviço de forma planejada e ampliar o atendimento”, afirma o diretor-executivo, Marcos Antunes.
“Somos testemunhas do quanto fomos atingidos durante a estiagem do último ano, não só no Pantanal, mas também aqui na área urbana do município, onde diversos bairros, assentamentos e comunidades próximas sentiram os impactos causados pela seca. Temos ciência da importância da parceria com a Águas de Poconé para resolver essa problemática”, disse o prefeito de Poconé, Tatá Amaral.
Segundo ele, o problema da estiagem tem sido recorrente. “Nós já tivemos em Poconé um problema seriíssimo com o abastecimento de água por vários e vários anos. Mas, nos últimos três anos, a crise hídrica foi generalizada, então, há a necessidade de um investimento maior do que quando a empresa assumiu a concessão”, afirmou.
Para mostrar como foi vencida a maior seca dos últimos anos, a Aegea MT2 realizou estudo comparativo de imagens nas cidades de Confresa, Diamantino, Jauru, Poconé e Primavera do Leste. O resultado foi transformado em uma campanha que mostra os cenários em 2020 e 2021 em um vídeo, além de peças de comunicação para TVs, rádios, sites e redes sociais.
Em Poconé (MT) um cronograma de atividades foi cumprido e investimentos foram realizados em toda a cidade, para minimizar os efeitos da estiagem. A Águas de Poconé reforçou o sistema de captação do Rio Bento Gomes, principal fonte de abastecimento do município.
As medidas incluem de forma temporária novas fontes de captação de água, como a cava garimpeira. Uma iniciativa realizada em parceria com a cooperativa de garimpeiros e mineradores (Cooper Poconé), Prefeitura Municipal de Poconé, Câmara de Vereadores e Ministério Público.
No local, a concessionária implantou uma balsa com dois conjuntos para bombeamento de água bruta, que funciona como uma alternativa de contingência para a captação existente no Rio Bento Gomes, garantindo a segurança operacional na produção de água e no abastecimento.
Foi realizada ainda a implantação de aproximadamente 3 km de rede de água em tubulação de diâmetro de 150 milímetros para transportar a água que vai da cava garimpeira para a estação de tratamento de água. Dois geradores para captar a água foram instalados.
O Plano Emergencial de Enfrentamento à Crise Hídrica inclui ainda diversas melhorias, inclusive uma reforma buscando as melhores tecnologias do mercado e a instalação de novas bombas. Estudos geofísicos e levantamento de áreas para novas captações de água também fazem parte do plano.
Ações de contingência para aumentar a vazão da captação Bento Gomes: foram feitas extensões de rede e aquisição de equipamentos para a revitalização da estação de tratamento de água (ETA), com novos módulos.
A concessionária também realizou ações de orientação à população para que sejam colocadas em prática medidas de consumo consciente da água – atitudes que fazem toda a diferença no período de estiagem.
Os distritos de Cangas e Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, localizados na zona rural de Poconé, também receberam melhorias para enfrentar a estiagem. Serviços de manutenção e troca de tubulação ampliaram o volume de produção de água tratada.
Um novo poço com vazão de 25 mil litros/hora foi ativado em Nossa Senhora Aparecida do Chumbo. A estrutura foi interligada em dois reservatórios que somam 20 mil litros de água, para assegurar o abastecimento contínuo e de qualidade. Cangas também ganhou um novo reservatório de 20 mil litros.
Em Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, o plano de ações foi elaborado em parceria com a prefeitura municipal. Somente em 2021, a Águas de Confresa investiu cerca de R$ 16,5 milhões no sistema de abastecimento de água, com a realização de importantes obras e serviços de manutenção e melhoria da infraestrutura.
Foram implantados 15 km de adutora – tubulação de grande diâmetro que transporta água bruta captada no Córrego Gameleira para a captação do Rio Cacau. A travessia da tubulação foi realizada por método não destrutivo, um procedimento que garante a perfuração sob a rodovia, sem interromper o tráfego de veículos e danos ao pavimento.
A Águas de Confresa também implantou um novo sistema de bombeamento no Córrego Gameleira. Os investimentos contemplam ainda a aquisição de um novo painel elétrico na captação, que passou a contar com dois painéis de controle – um em operação e outro chamado de “reserva quente”, possibilitando manutenções sem a necessidade de pausa na operação.
O conjunto de obras da Águas de Primavera inclui a construção de um novo reservatório de água, com capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água. A concessionária executou obras na adutora para transportar água bruta captada no Córrego dos Bois para o Córrego Traíras.
Perfurou ainda um novo poço para aumentar a capacidade de produção de água tratada na cidade, além de realizar estudos hidrológicos e acompanhamento meteorológico para verificar a disponibilidade de recursos hídricos na região e avaliar a perspectiva climática.
Outra ação foi a substituição e aquisição de novas bombas na captação Traíras e na elevatória de água tratada. As estruturas das Estações de Tratamento de Água (ETA) Boa Esperança e Traíras foram reformadas.
As obras contam ainda com as reformas dos decantadores – tanques onde são instaladas placas lamelares que impedem o fluxo livre das partículas e que são responsáveis por dificultar a passagem e auxiliar na remoção das impurezas.
“Investimos na modernização e melhoria do sistema de abastecimento de água da cidade como um todo, somando esforços para realizar as ações com agilidade. Nossas ações já têm um impacto positivo na vida da população”, destaca o coordenador regional da Águas de Primavera, Sérgio Campos.