edição 34 | janeiro 2022

AMBIENTAL METROSUL

Um ano de conquistas

Texto: Aline Cardias

“Quando se constrói um processo de forma adequada, temos alternativas para agilizar os serviços e atender a população de forma qualificada. É neste caminho que estamos indo no modelo da Parceria Público-Privada entre a Corsan e a Aegea. Buscando alternativas para atender a população e otimizando os recursos. Assim, todos ganham”, destaca o presidente da Corsan, Roberto Barbuti.

A fala foi apresentada no evento que marcou um ano de atuação da Ambiental Metrosul (RS). Nesse período, muitas foram as obras e melhorias a fim de melhorar as condições de saneamento para 1,7 milhão de pessoas atendidas pela PPP. Em Canoas e Viamão, quase 20 mil pessoas estão sendo beneficiadas com a antecipação das obras de expansão do sistema pela construção de mais de 30 quilômetros de rede de esgoto.

Em 12 meses de operação, a Metrosul também alcançou 200 mil economias atendidas, sendo que foram mais de 28 mil novas conexões à rede pública, trazendo mais saúde e qualidade de vida à população, preservação do meio ambiente e desenvolvimento aos municípios. Com essas ligações, o equivalente a 1.172 piscinas olímpicas de esgoto deixará de ser despejado sem tratamento na natureza ao ano.

“Estamos colhendo os resultados desta parceria vitoriosa. Celebrando um exemplo que deu certo e vai nos levar à universalização. É com 100% de saneamento que vamos devolver o Rio dos Sinos e Gravataí ao povo das nossas cidades. Este é o desafio de todos nós. Há muito a ser feito, mas com força e perseverança, chegaremos lá”, comemora o prefeito de Canoas (RS), Jairo Jorge.

Para o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, é uma parceria de muitos resultados e de muitas expectativas para o futuro. “Saneamento é uma pauta complexa e é muito gratificante ver que está cada vez mais ganhando espaço. Temos convicção de que os resultados que serão apresentados ao longo da PPP vão significar melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades”, ressalta.

Melhorias no tratamento de 55 milhões de litros de esgoto

O período também foi marcado pela entrega dos planos operacionais, de investimentos em novas tecnologias e pela renovação do parque de hidrômetros. Foi feito ainda o gerenciamento do plano de expansão, com a elaboração do cronograma de ampliação da cobertura de coleta e tratamento para 87% nos próximos dez anos.

As 125 estações de tratamento e bombeamento de esgoto estão sendo recuperadas e modernizadas, recebendo desde melhorias prediais (limpeza, pinturas, nova iluminação, etc.) até intervenções operacionais. Mais de quatro mil serviços de manutenções nos equipamentos e nos sistemas garantiram melhores condições de operação.

A limpeza de decantadores e lagoas, renovação de válvulas e reatores, além da troca e instalação de quase 150 bombas, potencializaram a eficiência dos processos. Atualmente, mais de 55 milhões de litros de esgoto são tratados por dia nas ETEs administradas pela empresa.

Com a transferência total do sistema de saneamento junto à Corsan em junho deste ano, também entrou em operação a nova estrutura do Centro de Controle Operacional. Com a renovação tecnológica e interligação de sistemas, o CCO monitora o funcionamento das estações bem como os 2,6 mil km de rede coletora.

Mais agilidade nos serviços

Foram 105 mil atendimentos realizados em 12 meses, uma média de 290 ao dia. As equipes de serviços da Ambiental Metrosul realizaram 20 mil trabalhos de manutenção das redes, reparos, limpeza e desobstrução de tubulações, entre outras intervenções fundamentais para o bom funcionamento do sistema de saneamento. 

Também foram trocados 85 mil hidrômetros. Até junho de 2022, a previsão é a de que 206 mil equipamentos sejam substituídos. A eficiência operacional neste primeiro ano foi assegurada graças ao engajamento e empenho das equipes que, mesmo em um momento tão atípico e cheio de obstáculos, foram incansáveis em fazer o trabalho dar certo.

“Determinação é a palavra que marca esse período. Os muitos desafios superados também nos deram força para alcançar os objetivos propostos e seguir trabalhando por ainda mais conquistas. Temos o propósito de valorizar os muito Brasis presentes nas regiões em que atuamos, respeitando suas particularidades e diferenças”, comenta o diretor-executivo, Fábio Arruda.

Compromisso com as comunidades e com o meio ambiente

Para entender melhor as necessidades de cada local, o primeiro ano de trabalho foi pautado pela aproximação da empresa com as comunidades dos nove municípios atendidos. Foram aproximadamente 540 encontros realizados com lideranças locais e entidades representativas para ouvir os anseios e as carências a fim de agir pontualmente em cada região.

Neste sentido, são desenvolvidos ações e projetos como o Portas Abertas, que permite às comunidades conhecer as instalações operacionais da empresa; e o Pescar, que oferece formação na área de eletromecânica para jovens em idade escolar e situação de vulnerabilidade social. Além desses, mais de 63 mil visitas porta a porta foram feitas, levando informações e orientações.

Outros projetos foram implantados, como o De Olho no Óleo, desenvolvido também por outras empresas da Aegea (leia mais sobre o tema na seção de Responsabilidade Social). A Ambiental Metrosul também trabalhou para manter o equilíbrio e o convívio com a fauna e a flora locais, respeitando e cuidando de cada ecossistema presente ao redor.

A obra de ampliação da rede de esgoto do bairro Harmonia, em Canoas, também representa um significativo impacto ambiental à cidade, pois contribui com a despoluição da Vala da Curitiba. A nova rede coletora reduzirá consideravelmente a emissão dos resíduos para o local, já que o esgoto dessas residências será direcionado à Estação Mato Grande, para o tratamento.

“O bom relacionamento com as comunidades e com a Corsan segue nos abrindo portas e dando segurança para continuarmos firmes no propósito que temos em comum de que cada vez mais a população tenha acesso a um sistema de saneamento de qualidade”, ressalta o diretor-presidente da Metrosul, Ângelo Mendes.

Mais sobre o evento

Realizado na manhã de 30 de novembro, na sede da Ambiental Metrosul, contou com a presença do presidente da Corsan, Roberto Barbuti; dos diretores da Ambiental Metrosul, Ângelo Mendes e Fábio Arruda; dos prefeitos de Canoas e Esteio, Jairo Jorge e Leonardo Pascoal, respectivamente; representando o prefeito de Eldorado do Sul, o secretário de habitação, João Ferreira, e representantes das agências reguladoras.

No evento, foi lançada uma campanha sobre as realizações. O conceito está sintetizado em um vídeo. Para assistir, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MT0Yi87kucc